A Câmara Municipal de Viseu vai avançar com a construção de um novo parque de estacionamento no centro histórico, junto à estação superior do funicular. O projeto será desenvolvido através da Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) Viseu Novo durante 2015. A capacidade do parque deverá situar-se entre os 60 e os 80 lugares.
Com uma capacidade que deverá situar-se entre os 60 e os 80 lugares, a infraestrutura fará parte da rede de parques de estacionamento preconizada no plano de ação para a revitalização do Centro Histórico “VISEU VIVA”, com objetivos de melhoria da mobilidade, do ambiente e da qualidade de vida.
“Queremos tornar mais simples a vida de quem mora, de quem visita e de quem trabalha no Centro Histórico, e precisamos também de libertar praças emblemáticas do estacionamento e tráfego automóvel, melhorando todo o ambiente envolvente”, sublinha Almeida Henriques, presidente da Autarquia.
Em fase de negociação, segundo o autarca, está a construção de um segundo parque, com 200 lugares, para os utentes do centro histórico, enquanto é intenção da Câmara avançar também com uma experiência piloto no Centro Comercial Académico, para a criação de mais 60 lugares.
A localizar em pontos distintos e sensíveis, os três novos parques serão de “construção ligeira” e vão originar, quando estiveram a funcionar, o corte ao trânsito de quatro praças do centro histórico, excepto para os moradores e comerciantes.
A Câmara de Viseu aprovou também a elaboração de um projeto de regeneração da infraestrutura do Mercado Municipal de Viseu (Mercado 21 de Agosto). O seu desenvolvimento será também assegurado pela SRU.