Um conjunto de cartas e de correspondência pessoal mantida entre Almeida Moreira e artistas nacionais e internacionais, conjugada com uma recolha de peças também elas com uma relação estreita à cidade de Viseu, dão o mote à exposição «Almeida Moreira: ligações artísticas», patente no Museu com o mesmo nome até 31 de Maio.
“A partir do espólio do Museu Almeida Moreira, a exposição estabelece uma rede de ligações artísticas com 12 autores nacionais e internacionais com quem o Almeida Moreira estabeleceu uma correspondência de cariz intimista, revelando, à época, que o Capitão fosse um vulto da cultura e das artes”, explica Odete Paiva, vereadora da Câmara Municipal de Viseu.
A exposição, inédita, reúne peças cedidas por vários museus do país, de Bragança a Lisboa, entre os quais do Museu do Chiado, Fundação Calouste Gulbenkian – Centro de Arte Moderna, Academia Nacional de Belas Artes, Museu Abade Baçal e o Museu Grão Vasco. Entre essas obras, estão peças de Columbano Bordalo Pinheiro, Teixeira Lopes e Mariano Benlliure.
.