A Câmara Municipal de Celorico da Beira vai promover, de 13 a 21 deste mês, mais uma edição da feira do queijo Serra da Estrela. A divulgação do certame está a chegar até Salamanca (Espanha), numa acção promocional que dá visibilidade, além-fronteiras, a um concelho que detém, em Portugal, o epíteto de «Capital do Queijo Serra da Estrela».
José Monteiro, presidente da Autarquia, justifica este esforço promocional com a importância social e económica que a produção de queijo representa para o concelho de Celorico da Beira, que conta actualmente com mais de 60 produtores, entre os quais mais de duas dezenas estão certificados. Um número que o Município pretende ver aumentado, continuando por isso a apoiar, de forma gratuita, os produtores no licenciamento de queijarias e certificação do queijo, através do Sistema HACCP – Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo», em parceria com a «Estrelacoop».
“É um sector que emprega muita gente, na ordem das 400 pessoas, o que equivale à presença de uma empresa multinacional no concelho”, reconheceu ao «VR» José Monteiro, na apresentação do programa da Feira do Queijo, integrada na I Edição dos Encontros Rurais, organizados pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia local, que decorreu na localidade de Casas do Soeiro.
Com um figurino renovado, as grandes novidades para este ano, começam pelo alargamento da Feira do Queijo de Celorico da Beira para dois fins de semana. Para além da venda do queijo produzido exclusivamente com leite de ovelha, o certame inclui, ao longo de nove dias de intensa actividade, exposições e venda de produtos regionais e artesanato, animação, espectáculos musicais, a caminha «Rota do Queijo», desfile de Carnaval, e festival de folclore.
Destaque ainda para a realização de uma Feira do Gado (13 de Fevereiro) e para a transmissão da RTP «Aqui Portugal», no dia 21. Haverá ainda um roteiro gastronómico com a adesão de vários restaurantes do concelho, com o queijo Serra da Estrela a fazer parte das ementas. “Tudo para homenagear pastores e queijeiras que têm mantido, ao longo de séculos, uma actividade emblemática do concelho”, sublinha José Monteiro. O autarca recorda que Celorico foi palco em 1287, por decreto do Rei D. Dinis, da primeira feira do queijo realizada no país.