Liga reclama obras e unidade de radioterapia no Hospital de Viseu

Fevereiro 11, 2015 | Sociedade

Está constituída, por escritura pública, a Liga de Amigos e Voluntariado do Centro Hospitalar Tondela-Viseu. Reivindicar do poder político a melhoria condições físicas da Urgência Geral do S. Teotónio, é uma das prioridades já estabelecidas pela novel associação, a par da instalação da tão reclamada Unidade de Radioterapia.

“Enquanto o poder político debita continuamente promessas desarticuladas de recursos humanos, camas, macas e divulga números: de mortes, atendimentos, alargamento de horários, entre outros, ainda não teve um segundo para um humilde ato que nós consideramos de justiça e por isso o fazemos: o de prestar um louvor a todos os profissionais que trabalham de forma mui digna, esforçada e responsável no Serviço de Urgência, sem olhar a horas, números ou falta de condições. Não podemos, por isso, calar a nossa voz pela falta de condições físicas da Urgência Geral do Hospital de S. Teotónio, sublinha a Liga de Amigos e Voluntariado do Centro Hospitalar Tondela-Viseu.

As últimas obras na Urgência do S. Teotónio datam de 2004, altura em que o serviço atendia menos doentes e a sua área de intervenção era bem menor. Os espaços são agora claramente insuficientes, razão pela qual, e desde há vários anos, os responsáveis vêm pedindo a terceira fase de obras. O projeto foi sistematicamente apresentado, e o investimento, “que não é nenhuma loucura (cerca de 750.000 euros), é necessário e urgente”.

Há um ano, aquando das comemorações do Dia do Hospital, o referido projeto foi apresentado ao ministro da tutela, tendo este mostrado abertura e deixado a promessa de resolução do problema. “Contudo tivemos conhecimento, através da ARS Centro, que mais uma vez não há dinheiro para as obras no Serviço de Urgência de Viseu”, lamenta a Liga, que promete “diligenciar e exigir”, junto daquele organismo, as verbas necessárias à concretização das obras na Urgência do S. Teotónio

“Não podemos calar-nos quando vemos que os recursos são sempre canalizados para os mesmos e, por coincidência (?) se esquecem sempre de Viseu. Em vez de se premiar o mérito, premeia-se quem é sistematicamente premiado, tem sistematicamente dinheiro para obras, ou quem dá prejuízo ou presta serviço deficiente”, denuncia a Liga de Amigos.

Outra questão que “muito preocupa a comunidade da região e o CTHV” é a criação da neste Centro da Unidade de Radioterapia, um serviço há muito tempo reivindicado e prometido por sucessivos responsáveis, mas sempre com avanços e recuos. “Numa altura em que em que a taxa de neoplasias está a aumentar exponencialmente na nossa região, surgem cada vez mais doentes oncológicos debilitados não se pode permitir que a isto se venha a acrescentar mais sofrimento com viagem de quilómetros para outros hospitais e se acrescentem gastos desnecessários quando há condições de implantação dos serviços em Viseu, como já foi reconhecido pelo poder político ao longo de anos”, argumenta a Liga de Amigos e Voluntariado do CHTV.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.