A curta-metragem «O TELEFONE SUBSTITUTO», realizada por alunos da Escola Secundária Viriato com orientação de Graça Gomes do Cine Clube de Viseu, a partir da história de Carlo Lucarelli, vai estar presente na competição internacional de estudantes da MONSTRA – Festival de Cinema de Animação, que decorre em Lisboa de 12 a 22 de Março.
Realizado no âmbito do projecto Cinema para as escolas, do Cine Clube de Viseu, o filme contou com a colaboração de Ana Bento e Bruno Pinto (música e sonoplastia), e resulta da parceria com o Teatro Viriato (Festival Viseu A…). O projecto conta com apoio financeiro do Instituto do Cinema e Audiovisual.
“Depois da menção honrosa atribuída pelo CINANIMA 2014 ao filme A MULHER ESQUELETO (desenvolvido no Internato Viseense de Santa Teresinha), este é mais um importante reconhecimento do trabalho pedagógico realizado pelo Cine Clube de Viseu”, sublinha a colectividade.
O projecto Cinema para as escolas, que integra a realização de filmes ao longo do ano lectivo, cumpre, em 2014/2015, uma meta valiosa, considerando o contexto cultural e educativo português: a realização contínua de actividades ao longo de 15 anos. De forma empenhada e persistente, regista um impacto considerável em número de participantes (32 mil), abrangência geográfica, e na intervenção nos vários níveis etários (desde os 3 anos de idade).