A Associação Filarmónica e Banda Juvenil de Magueija, foi agraciada com a Medalha de Ouro da Cidade de Lamego durante o Concerto de Ano Novo que promoveu no Teatro Ribeiro Conceição, e que assinalou o seu 190º aniversário. Atribuído pela Câmara Municipal, este galardão visa reconhecer o “valor artístico e musical e a obra dedicada, permanente e constante que tem desenvolvido desde a sua fundação, enaltecendo e honrando a cidade de Lamego, o concelho e a região”.
Verdadeira embaixadora da sua freguesia, a Filarmónica de Magueija é composta neste momento por 55 elementos, efetivos e amadores, com uma forte componente de juventude, o que possibilita a abordagem a vários tipos de música e a criatividade na sua execução, tornando-a do agrado de vários públicos.
Na componente formativa e paralela à Filarmónica de Magueija, funciona na sua sede a escola de música da Banda. Este ano, conta com 26 alunos e seis professores que ensinam e incentivam o gosto pela música, preenchem os tempos livres dos jovens e contribuem para a renovação contínua da Filarmónica. Apresenta um reportório vasto e variado: fanfarras, aberturas, rapsódias, números a solo, polkas, arranjo de números ligeiros, portugueses e estrangeiros. Muitos jovens formados enveredam depois profissionalmente pela vida musical.
A mais alta distinção outorgada pelo Município de Lamego já reconheceu, entre outras personalidades e instituições, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lamego, Miguel Torga, Fernando Monteiro Amaral, D. Ximenes Belo e José Manuel Durão Barroso.