A construção de uma unidade hospitalar privada junto ao Palácio do Gelo, um processo iniciado há quatro anos pelo Grupo Visabeira, tem agora luz verde para avançar. Concretizada e apresentada que está a parceria estabelecida com o Grupo Mello Saúde, as obras arrancam em Março de 2015, prevendo-se a abertura do equipamento na Primavera de 2016.
Com um investimento na ordem dos 26 milhões de euros, o novo Hospital CUF Viseu terá uma capacidade para 25 camas de internamento e seis camas na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalentes, disponibilizando ainda diversas especialidades médicas e cirúrgicas e um serviço de atendimento permanente, para além de um Bloco Cirúrgico com três salas. A área de intervenção estende-se aos 24 concelhos do distrito de Viseu, alcançando o distrito vizinho de Vila Real, e alongando-se a aglomerados urbanos relevantes na região centro, entre as quais se destacam o distrito da Guarda, a cidade da Covilhã e a comunidade da Cova da Beira.
O Hospital CUF Viseu ficará implementado num edifício com seis pisos acima do solo, com a área total de construção de 20.234 metros quadrados. Os primeiros quatro, onde serão instaladas as diversas valências hospitalares, serão geridos pela José de Mello Saúde, com a criação de 120 postos de trabalho.
Numa primeira fase, os restantes pisos, o 5º e 6º, ficarão sob gestão do Grupo Visabeira, representando um investimento acrescido de 8 milhões de euros, e destinam-se à instalação de diversas especialidades, nomeadamente a ensaios clínicos e estudos epidemiológicos, medicina dentária, fisioterapia, nutrição e cuidados continuados. O incremento destas especialidades proporcionará a criação de mais 40 postos de trabalho.
Assumindo um “posicionamento de referência e inovador na região pela oferta integrada em cuidados de saúde”, o Hospital CUF Viseu vai disponibilizar especialidades médicas e cirúrgicas, bem como os principais meios complementares de diagnóstico e exames em áreas diversificadas como Cardiologia, Urologia, Ginecologia e Obstetrícia, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Neurologia, Anatomia Patológica, Gastrenterologia, Patologia Clínica e Pneumologia. A nova infra-estrutura hospitalar irá contar ainda com um parque de estacionamento com capacidade para 175 lugares.
“Não desistimos nunca deste projecto iniciado há 4 anos pelo Grupo Visabeira e o então Grupo HPP Saúde, da Caixa Geral de Depósitos, que entretanto alienou este serviço. Para isso, rodeou-se de quem conhecia bem o sector, o Grupo Mello Saúde”, sublinhou o vice-presidente do Grupo Visabeira, Pedro Reis, para quem a nova unidade hospitalar marca “uma nova era na saúde na região”.
Para Salvador de Mello, presidente do CA do Grupo Mello Saúde, que reconheceu o “papel importante” do antigo ministro Jorge Coelho na aproximação dos dois grupos, o Hospital CUF Viseu, enquadra-se numa estratégia de expansão nacional, onde passará a dispor de 14 unidades de saúde. “É um projecto importante e complementar à excelência das unidades de saúde já existentes nesta região, numa altura em que o investimento no país, sobretudo no interior, é escasso”, concluiu.
“Este é um dia simbólico para Viseu, e um sinal do posicionamento desta cidade-região enquanto importante polo de desenvolvimento económico. Estamos perante um investimento estruturante, sob o ponto de vista económico e de criação de emprego, que a Câmara tem vindo a acompanhar com grande empenho”, reconheceu o presidente da Autarquia, Joaquim Almeida Henriques, na cerimónia de apresentação do projecto. “E que vem resolver, no plano urbanístico, um impasse na sua zona de instalação, aproveitando a estrutura ali já construída”, congratulou-se Almeida Henriques.