A sorte está lançada para as melhores 10 ideias de negócio em Tondela

Dezembro 11, 2014 | Economia

«O desafio está lançado. O objectivo é acrescentar ao território mais dez ideias inovadoras de negócio, que venham a materializar-se na criação de riqueza e postos de trabalho através da captação de talentos e massa crítica, e capazes de potenciar e valorizar os seus recursos”. É este o mote, reforçado pelo presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António de Jesus, do projecto de (des)envolvimento «Tondela + 10», que entrou agora na recta final. Depois de ter recebido mais de quatro dezenas de pré-inscrições na plataforma online, as candidaturas definitivas decorrem até 31 de Dezembro, com os projectos vencedores a serem anunciados em 10 de Fevereiro de 2015.

Dirigido aos novos licenciados e lançado sob o mote «o futuro não se prevê, prepara-se!» o «Tondela + 10» entrou na última fase a 26 de Novembro, dia que ficou assinalado, no auditório Municipal de Tondela, com uma sessão de apresentação moderada por Rosa Pires, docente da Universidade de Aveiro, que classificou o projecto como “promissor, inovador, e de enorme singularidade”. “Há nesta região recursos riquíssimos como a natureza, vivência urbana, dinâmica empresarial e capacidade científica, em cuja valorização as políticas globais apostam cada vez mais”, reconheceu o docente.

Para o coordenador, Miguel Torres, “este projecto é o de um território que não fica à espera do que acontece” aproveitando potencialidades e recursos endógenos em áreas como a biologia e ambiente; arquitectura e design; turismo; agricultura e floresta; saúde e bem-estar; cultura e indústrias criativas; potenciais «clusters» industriais, onde se inclui o ramo automóvel, a avicultura, entre outros; comunicação e marketing territorial. “Pensar o desenvolvimento do território, envolvendo o que tem de mais importante – as pessoas e os parceiros locais –, é o desafio”, concretiza Miguel Torres.

Com uma duração prevista de três anos, o projecto «Tondela + 10» terá como epicentro um centro de estudos e investigação criado na zona reabilitada da cidade, onde dez estagiários, de diferentes áreas do saber que, beneficiando de uma bolsa de estudos de 12 meses, trabalharão num projecto individual, amadurecendo dez ideias, mas contribuindo também para outros projectos colectivos. Um desafio a que se associaram 22 parceiros, entre os quais a ACERT, ADICES, AIRV, UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), Universidade de Aveiro, Instituto Pedro Nunes, Instituto Politécnico de Viseu, Escola Profissional e Agrupamentos de Escolas de Tondela.

“Ousar, pensar, agir, renovar e inovar, valorizando o que é fundamental para transformar Tondela numa região de bem-estar, é o risco que queremos assumir com o «Tondela + 10», concluiu o presidente da Câmara Municipal de Tondela, para quem este desígnio só será possível através de uma ligação entre o conhecimento e o território, neste caso através do seu tecido empresarial”.

As candidaturas devem ser feitas, exclusivamente na página do projecto em www.tondelamais10.pt, em formulário específico, cujo preenchimento integral é obrigatório.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.