«Vinhos de Inverno» dão salão de charme vinhateiro em Viseu

Novembro 26, 2014 | Economia

Depois do sucesso da Festa das Vindimas, a iniciativa “Viseu & Vinho Dão Festa” regressa com o salão “Vinhos de Inverno”, um programa de eventos vinhateiros indoor, entre 5 e 7 de dezembro, no Solar do Vinho do Dão. “Viseu quer ser uma cidade vinhateira 365 dias por ano. Com esta iniciativa, propomos que comunidade e visitantes redescubram o charme e a qualidade dos vinhos do Dão no Inverno, com todo o conforto”, explicou Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal de Viseu, na apresentação do evento que decorreu na Quinta de Lemos.

Promovido pelo Município de Viseu, em colaboração com a CVR do Dão e o apoio do Turismo do Centro, o certame oferece durante três dias um mix de eventos e experiências: 18 horas de provas vínicas e degustação de produtos gourmet, espaço de venda de vinhos, sabores do Dão à mesa (Taberna da Milinha), workshops para enófilos e iniciados, animação musical, duas wine parties, cinema e conversas à volta do vinho.

Participarão do certame cerca de 50 operadores económicos ligados aos vinhos do Dão e ao setor agroalimentar de Viseu, nomeadamente de produção de queijos, enchidos, compotas, pão e biscoitos de forno.

Durante o fim-de-semana, a lareira do Solar do Vinho do Dão voltará a acender-se para acolher os visitantes e iluminar conversas à volta do vinho. “Estimular os públicos da cidade e da região a criarem hábitos de frequência deste palácio histórico de Viseu, onde passará a funcionar em 2015 o welcome centre da Rota do Dão”, é outro objectivo sublinhado por Almeida Henriques.

Também no Solar Dão será realizada uma entronização da Confraria dos Enófilos do Dão. Sábado, pelas 15H30, serão feitos confrades dezenas de personalidades e amigos do Dão.

No cartaz cultural dos “Vinhos de Inverno”, destaca-se realização de duas festas Dão Party, nas noites de sexta e sábado, na Capela de Santa Marta, no Solar, e uma matiné de cinema temática, domingo, com a projeção de “Mondovino”. A Dão Party do dia do arranque assumirá também um caráter temático, inspirada na “colheita de 80” do Dão e da música pop.

A formação de especialistas nos vinhos do Dão em apenas 60 minutos é outra das propostas do Salão. O enófilo e editor da revista Wine, Luís Costa, conduz workshops nos dias de sábado e domingo, e tirará a prova dos nove à harmonização dos brancos do Dão com os queijos da região.

Os “Vinhos de Inverno” terão também um espaço infantil entre as 17 e as 20H. Aí as crianças poderão personalizar adereços vínicos para os pais e realizar quizzes temáticos sobre o mundo rural, com acesso a prémios, e outras atividades.

Para Almeida Henriques, “a agenda vinhateira de Viseu é uma aposta onde todos ganham. Todas as regiões vitícolas precisam de uma cidade – e a cidade ganha com a sua identidade vinhateira. O Dão e Viseu podem ser o novo destino vinhateiro do país na próxima década”, conclui o presidente da Câmara de Viseu

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.