A proposta de orçamento e plano de investimentos para 2015 do Município de Lamego, na ordem dos 26,8 milhões de euros, foi aprovada por maioria e representa um ligeiro aumento relativamente a este ano (25 milhões). Ao nível do investimento, este documento, “observando os princípios de rigor e consolidação das finanças locais”, reforça o apoio na área social, com especial enfoque ao nível da educação e de auxílio aos mais idosos, por exemplo com o transporte escolar e refeições, para além de garantir a execução de vários projetos que recebem cerca de 7,7 milhões e que serão comparticipados em 85 por cento por fundos comunitários. Entre as intervenções previstas está a requalificação do Complexo Desportivo de Lamego (3,1 milhões), a criação do Centro Interpretativo da Máscara Ibérica em Lazarim (1,1 milhões) e a valorização do escadório do Santuário dos Remédios (900 mil).
“Numa altura de incerteza económica e carência social, este documento deixa uma nota de otimismo e esperança no futuro e torna Lamego um concelho atrativo para aqueles que aqui vivem e para os que nos visitam”, explica Francisco Lopes. A verba destinada para a área da cultura ultrapassa os três milhões de euros, nomeadamente para as Festas da Cidade, a programação do Teatro Ribeiro Conceição, abertura de novas valências no bairro do Castelo e para a realização de outros eventos, alguns em parceria com as associações do concelho. A área do desporto é contemplada também com “um investimento enorme”, estando uma fatia reservada para a manutenção dos equipamentos municipais e de apoio às coletividades.
No mesmo documento, a autarquia de Lamego mantém os montantes das transferências a efetuar para as juntas de freguesia, instituições culturais, sociais e desportivas de todo o concelho, respeitando o Plano de Saneamento Financeiro que tem em curso.