Celebram-se no presente ano letivo de 2014/15, os 10 anos da licenciatura em Enfermagem Veterinária na Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV). “Foi graças à vontade, espírito de iniciativa e tenacidade de um pequeno grupo de docentes, que em setembro de 2004, se deu o pontapé de saída para aquele que é hoje um curso bem implantado na ESAV e no IPV e uma profissão reconhecida pela sociedade”, reconhece a diretora do Curso, Carmen Nóbrega.
“O caminho para chegar até aqui, não foi fácil. Houve alguns momentos difíceis, várias adversidades e barreiras a ultrapassar, quer no mundo académico, quer no mundo profissional, mas 10 anos depois, podemos afirmar que tudo valeu a pena”, lembra Carmen Nóbrega, para quem “o descrédito de alguns, o apoio envergonhado de outros, tornaram-nos mais fortes e determinados, pois sempre acreditamos na importância deste projeto e desta formação, que veio preencher uma lacuna que existia na prestação de cuidados veterinários em Portugal”.
Com o objetivo de se valorizar cada vez mais a profissão e os seus profissionais, “ávidos de novas formações e de aquisição de mais e melhores competências”, surgiu em janeiro de 2012, o 1º curso de 2º ciclo para Enfermeiros Veterinários: Mestrado em Enfermagem Veterinária de Animais de Companhia (MEVAC), lecionado na ESAV, como resultado da colaboração das cinco escolas agrárias que lecionam o curso de Enfermagem Veterinária em Portugal.
ACREDITAÇÃO INTERNACIONAL
O curso de Enfermagem Veterinária da Escola Superior Agrária de Viseu conta atualmente com 171 alunos distribuídos pelos dois ciclos de estudos e 251 diplomados. É membro da VETNNET (Veterinary European Transnational Network for Nursing Education and Training), uma rede europeia de estabelecimentos de ensino, docentes, alunos e orientadores clínicos de enfermagem veterinária, que se preocupam em oferecer um ensino cada vez melhor, tendo em atenção todos as competências que se esperam de um enfermeiro veterinário e o mercado de trabalho onde se inserem.
O curso de Enfermagem Veterinária da Escola Superior Agrária de Viseu foi o 1º do país a ser reconhecido pela Agência de Avaliação e Acreditação para o Ensino Superior e encontra-se, neste momento, a submeter-se à avaliação internacional pela ACOVENE (Accreditation Committee for Veterinary Nurse Education). “Acreditamos que 10 anos após o seu início, é a altura certa para a acreditação internacional do curso, permitindo que todos os Enfermeiros Veterinários formados pela ESAV, sejam reconhecidos em qualquer país membro da ACOVENE e neles tenham as portas abertas para o exercício da profissão”, conclui Carmen Nóbrega.
As comemorações do 10.º aniversário da ESAV, uma iniciativa conjunta da Direção de Curso de Enfermagem Veterinária, da secção de Ciências Veterinárias do Departamento de Engenharia Rural, Zootecnia e Veterinária (DZERV) e do Núcleo de Estudantes de Enfermagem Veterinária, com o apoio do DZERV e da ESAV, decorrerão ao longo de todo o ano letivo com várias ações, nomeadamente tertúlias, workshops, atividades lúdicas e científicas, de interesse para estudantes e profissionais de Enfermagem Veterinária, mas também para o público em geral.
PROFISSÃO COM HISTÓRIA
A Enfermagem Veterinária é uma profissão com história e reconhecida a nível internacional, nomeadamente nos Estados Unidos da América e no Reino Unido, onde celebra este ano 50 anos de existência. Embora recente no nosso país (os primeiros licenciados chegaram ao mercado de trabalho em 2007), é considerada quer pelos profissionais de saúde veterinária, quer por proprietários de animais, como uma mais-valia e, sem sombra de dúvida, a chave para o desenvolvimento de cada vez melhores cuidados de saúde veterinários.