Apresentada em Vila Chã de Sá Associação de divulgação da Astronomia

Junho 4, 2012 | Cultura

A «OFIUCO – Associação de Divulgação de Astronomia», apresentada a semana passada no edifício Multiusos de Vila Chã de Sá (Viseu), teve a sua génese na vontade de um pequeno grupo de entusiastas pela observação nocturna do firmamento, em concentrar esta actividade numa associação onde fosse possível fazer uma troca de experiências e intercâmbio de ideias entre os seus elementos. “Sabíamos que muitos deles se reuniam em locais dispersos, razão pela qual decidimos avançar com este projecto”, explica o seu «criador», Pedro Almeida.

O primeiro passo da novel Associação será a construção de um Observatório e o seu apetrechamento com equipamentos de qualidade “que façam a diferença”, assumindo-se como um pólo de ciência na obtenção de dados relevantes para a investigação. Outro objectivo passa pela colaboração com instituições do ensino superior da região, nomeadamente o Instituto Politécnico de Viseu e universidades de Coimbra e Aveiro, com as quais já mantém contactos informais. A luta contra a poluição luminosa “será outra das batalhas».

A instalação da «Ofiuco» no edifício Multiusos foi acarinhada, desde a primeira hora, pelo presidente da junta de freguesia, José Ernesto, que sublinhou o “importante papel, sobretudo pedagógico junto das escolas”, que a nova Associação vai desempenhar em Vila Chã de Sá. Um papel que a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Viseu, Paula Santana, pretende ver alargado, desafiando por isso a «Ofiuco» a descentralizar a sua actividade por outros locais e escolas do concelho.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.