A exemplo do que acontece a nível nacional, também a Câmara de Tondela está “devidamente preparada para acomodar candidaturas ao próximo Quadro Comunitário”, depois de ter aprovado, apesar da falta e abstenção dos vereadores da oposição, a proposta de Orçamento e Grandes Opções do Plano do Município para 2015, no montante global de 25 milhões de euros.
“O orçamento aprovado espelha o esforço de rigor, exigência e equilíbrio orçamental, valores que têm norteado as decisões económico-financeiras deste executivo. O documento é também mais um forte sinal da preocupação com as questões sociais, educativas e de valorização ambiental, consolidando as estratégias políticas em curso nas diferentes áreas de acção”, sintetiza o presidente da Autarquia, José António de Jesus.
Por outro lado, acrescenta o autarca, “sustenta uma matriz de novas áreas de investimento, em particular na promoção do desenvolvimento económico, considerando as futuras candidaturas aos fundos comunitários”.
No quadro da atração de investimentos, o documento privilegia a promoção do empreendedorismo e a valorização dos recursos locais, perspetivando, num futuro próximo, importantes investimentos na área do turismo e do termalismo.
No domínio da educação, estão afectados cerca de 10% do valor total do orçamento. A maior fatia diz respeito custos relativos aos transportes escolares, e a investimentos na promoção da escola a tempo inteiro, com o financiamento das Atividades de Enriquecimento Curricular, o Regime de Fruta Escolar e a Ação social Escolar, num contexto onde se valoriza a diferenciação do território, promotor de qualidade de vida.