Uma comissão instaladora constituída em reunião realizada no núcleo de Viseu da Liga dos Combatentes, está mandatada para promover a criação de uma Associação de Artistas em Viseu. O primeiro passo será dado já no próximo mês de Dezembro, com a apresentação da proposta a futuros associados e interessados. Integram aquela comissão, Ana Carvalhal, José Sousa, José Tomás, Pedro Albuquerque, Ramiro Dias e Ricardo Rodrigues.
Sem fins lucrativos, a Associação terá como missão, “promover e divulgar a arte e cultura em geral; apoiar os artistas e a divulgação das suas obras; organizar iniciativas e eventos de acordo com um plano de actividades; e desenvolver e participar em projectos individuais ou colectivos que promovam a sua valorização na sociedade, no mercado de arte e nas suas vertentes profissionais”.
Segundo os seus mentores, a futura Associação de Artistas de Viseu, propõe-se ainda defender os interesses dos artistas; cooperar com o Estado e outras entidades locais e regionais, responsáveis pelo desenvolvimento da arte e cultura em Portugal, no que concerne à arte nacional e ao desenvolvimento da cultura artística; e desenvolver a sua acção em Viseu e na região e, “sempre que possível, em todo o país e no estrangeiro”.