Águas de Viseu ganham 2000 novos clientes

Outubro 17, 2014 | Economia

A campanha de combate às ligações ilegais ou precárias de água e saneamento no concelho, lançada pela «Águas de Viseu» entre fevereiro e Setembro deste ano, “excedeu as expectativas mais optimistas”. E “fez mais pela protecção do ambiente do que muitas ESTAR´s.” A convicção é do presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, que acaba de anunciar a existência de mais 3700 casas ligadas à rede pública de saneamento e mais 3200 casas ligadas ao abastecimento de água pública, tratada e controlada. Na prática, habitações com ligações clandestinas ou com abastecimento de água de poços e utilização de fossas sépticas passam a integrar o sistema das Águas de Viseu.

Com estas novas ligações, estima-se que as Águas de Viseu ganhem, pelo menos, 2000 novos clientes, num aumento de 5% do número global de contratos. “Os resultados são muito positivos e excederam as minhas expectativas”, declarou Almeida Henriques na apresentação dos resultados.

A adesão foi voluntária e beneficiou da não aplicação de coimas durante o período da campanha. Segue-se agora uma fase de fiscalização. “Preferimos uma ação pedagógica do Município e uma atitude voluntária do munícipe a qualquer lógica coerciva”, declarou Almeida Henriques, que valorizou o impacto da medida na sustentabilidade ambiental do concelho, mas também para a sustentabilidade económica dos serviços municipalizados e para uma maior justiça social.

“Esta medida contribui para a defesa da política de preço da água que temos praticado no Município. Viseu tem uma das águas mais baratas do país”, sublinhou o presidente da Câmara.

Nos meses de julho e agosto, os pedidos de ligação às redes de água e saneamento dispararam mais 1500 por cento face ao número de pedidos de 2013. Nesses meses, as Águas de Viseu receberam 3300 pedidos de ligação de saneamento e 3100 pedidos de ligação de água. Em termos anuais, a evolução destes pedidos face a 2013 representa um aumento de 603 por cento.

Das quase 8000 requisições recebidas durante a campanha, 2500 estão já concretizadas. Até final de Fevereiro todas as requisições serão cumpridas. “O objetivo é que, até fevereiro de 2015, tudo fique concretizado, recorrendo-se também à contratação externa para que fique tudo pronto rapidamente”, explica Almeida Henriques.

O Presidente da Câmara anunciou ainda que, nos novos contratos, serão utilizados contadores de nova geração. “Serão contadores inteligentes, que permitem a sua leitura à distância, sem a necessidade uma deslocação porta a porta do serviço”, destacou.

Até ao final do ano a «Aguas de Viseu» vai lançar uma ação de fiscalização com vista a identificar quem não regularizou a situação de forma voluntária. As coimas podem ir até 3.740 euros para singulares, e até 44.890 euros para empresas.

 

 

 

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.