Inclusão social avança na comunidade cigana em Nelas

Outubro 17, 2014 | Sociedade

O Grupo de Trabalho para o Acompanhamento das Comunidades Ciganas já fez a caracterização da comunidade residente no concelho de Nelas. Um trabalho que motivou uma reflexão conjunta, com envolvimento de pessoas externas com diferentes intervenções nesta mesma área. Nomeadamente da diretora do Teatro Viriato, Paula Garcia, do encenador e ator independente, GraemPulleyn e do técnico do EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza – Núcleo de Viseu, José Machado.

Nesta reunião foram avaliadas as estratégias exequíveis de intervenção, com a finalidade de promover uma interação positiva entre dois grupos distintos (ciganos e não ciganos), e de fomentar a participação e articulação das diferentes entidades nos domínios da educação, habitação, emprego, formação e saúde, potenciadoras de uma desejável inclusão social.

Aprovado pela Rede Social do Município em reunião do Conselho Local de Ação Social de Nelas, realizada no dia 21 de Maio de 2014, o Grupo de Trabalho surgiu atendendo à escassez de estudos relativos à comunidade cigana e à necessidade manifestada, pelos vários agentes sociais do meio, em conhecer melhor esta realidade e por forma a dar cumprimento ao Plano de Ação para o ano de 2014.

Coordenada pelo presidente da Câmara, José Borges da Silva, a equipa de trabalho é constituída pela Conselheira Local para a Igualdade de Género, Maria do Carmo Dinis; pela técnica superior de Serviço Social do Município, Isabel Rodrigues; representante da Segurança Social, Paula Lourenço; representante da Saúde, Márcia Neto; director do Centro de Emprego de Viseu, Marta Rodrigues; e representante da Educação, Olga Carvalho. O grupo de trabalho contou, ainda, com a colaboração da socióloga do Município, Sara Amaral.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.