Vouzela assinala 500 anos do Foral de Lafões

Outubro 17, 2014 | Região

No ano em que se comemoram os 500 anos do Foral de Lafões, o Município de Vouzela, o Agrupamento de Escolas de Vouzela, o Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia, e a Escola Profissional e a Associação D. Duarte de Almeida, vão promover um conjunto de iniciativas para assinalar a efeméride.

As comemorações começam no dia 15 de outubro, com a edição do selo comemorativo dos 500 anos do foral, em parceria com os CTT, com a colocação de uma tarja na fachada da câmara municipal, uma ceia alusiva à época no Mercado Municipal, e animação de rua.

A 15 de novembro será recriada uma feira quinhentista, integrada na feira mensal, com tasquinhas venda de produtos da terra, desfile de personagens representando a época, animação, encenação de um casamento de monarca, danças da época, malabaristas e dramatização de personagens da época (Camões, Gil Vicente).

As comemorações terminam a 15 de dezembro, com o descerramento de placa alusiva na Biblioteca municipal, com o seminário “Lafões um património com futuro”, no qual irá participar um leque de prestigiados oradores(as)/especialistas, como  Fátima Eusébio (Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu), Jorge Adolfo Marques (professor universitário e mestre em História) e Maria José Mexia (Torre do Tombo), entre outros, e com a participação das escolas e da universidade sénior na dinamização de momentos culturais, música, danças e teatro.

Na apresentação do programa, o presidente da Câmara de Vouzela, Rui Ladeira, salientou o significado de uma efeméride que, pelo seu simbolismo, “justifica o envolvimento da comunidade num melhor conhecimento da nossa história, da nossa identidade cultural e da nossa vida coletiva, ao mesmo tempo que estimula também a população escolar a participar nesta (re)descoberta de Vouzela e da Região.

 

ART´FEST RECEBE RESIDÊNCIA ARTÍSTICA EM 2015

O «Vouzela Art’Fest» a mais recente proposta cultural da Câmara Municipal, que teve a sua sexta edição nos dias 26, 27 e 28 de setembro, lançou, segundo a vereadora da Cultura, Carla Maia, as bases para um novo conceito de festival, inédito no concelho e na região. O objectivo é torná-lo num “evento ainda mais abrangente dentro das vertentes exploradas, como o cinema, a música e o teatro”.

Em 2015, o festival irá ser antecipado devido à realização da residência artística “Vouzela um concelho cinematográfico”, uma iniciativa que contará com a presença dos alunos das cinco universidades que estiveram presentes este ano no festival de curtas metragens. Segundo a vereadora, “a residência terá de decorrer durante o ano letivo das universidades, já que os alunos permanecerão durante uma semana em Vouzela no sentido de desenvolverem projetos de cinema tendo como cenário o nosso concelho”, concluiu Carla Maia.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.