Lamego continua em festa até 9 de Setembro e a reviver as tradições d’ “A Romaria de Portugal”: as Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios, que oferecem aos lamecenses e aos milhares de forasteiros que a visitam um conjunto de manifestações populares e religiosas verdadeiramente ímpar, favorável à renovação do diálogo e do fervor religioso entre os crentes.
De características únicas no mundo, o ponto alto dos festejos volta a ser, a 8 de Setembro a partir das 16 horas, a Majestosa Procissão do Triunfo, na qual os andores são puxados por juntas de bois, segundo uma tradição muito antiga, sancionada, em 1952, pela Sagrada Congregação dos Ritos. Lamego é mesmo o único local do mundo católico onde a imagem da Virgem é transportada por animais.
Mas há (ainda) muito mais para ver e ouvir, numa programação de excecional valor, assente sobretudo na atuação de grupos e artistas locais, que dignificam o historial das Festas dos Remédios. Entre os motivos de atração, os romeiros vão poder assistir no palco montado na Av. Dr. Alfredo de Sousa ao espectáculo da cantora Aurea (4 de setembro), e à transmissão em direto do programa da TVI «Somos Portugal» (31 de Agosto). Inteiramente dedicado a esta romaria – a exemplo do que já aconteceu com programa “Aqui Portugal”, da RTP, a 23 de Agosto – milhões de espetadores vão poder ver em casa aquilo que de melhor este concelho tem para oferecer: um destino turístico de excelência com um património histórico e cultural valioso.
Destaque ainda para a “Marcha Luminosa”, a 6 de setembro, e para a “Batalha das Flores”, no dia seguinte, bem como para a iluminação das principais ruas e avenidas da cidade e para o deslumbrante fogo de artifício que prometem emprestar um brilho muito especial a estes festejos.
O início da romaria em Honra de Nossa Senhora dos Remédios remonta ao século XIV, com a construção de uma pequena capela dedicada a Santo Estêvão, no local onde hoje se ergue o santuário dedicado à padroeira da nossa cidade. Uma devoção muito enraizada no seio da nossa comunidade que, passado tanto tempo, ainda mantem o mesmo fervor.
“A vertente religiosa das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios torna esta peregrinação um evento ímpar e inesquecível no conjunto das principais romarias que, sobretudo na época do verão, são celebradas um pouco por todo o país”, sublinha Francisco Lopes, presidente da Câmara Municipal de Lamego.