Pista de Pesca da Ratoeira dinamiza economia em Celorico da Beira

Julho 29, 2014 | Economia

A pista de pesca da Ratoeira, a maior do género no país com capacidade para acolher 70 pescadores em simultâneo, também farta em trutas, bogas e barbos, está a atrair ao concelho de Celorico da Beira pescadores oriundos de todos os pontos do país e até do estrangeiro. Recentemente inaugurado pela Autarquia, que o construiu no âmbito do programa «PROVER temático Serra da Estrela», e dinamizado pela ACPTAR- Associação de Caça, Pesca, Tiro e Agricultura da Ratoeira, o empreendimento assume-se já como um importante factor de desenvolvimento da economia local, sobretudo do sector hoteleiro, que brevemente contará com uma unidade de alojamento rural, junto ao Rio Mondego.

A pista de pesca da Ratoeira está inserida num espaço de lazer que a ACPTAR construiu na localidade, fruto de um trabalho comunitário que envolveu mais de 500 pessoas e que já acolheu, em Agosto de 2012, o «Danças na Água» e o «Andanças 24» (horas). “Importa agora dar seguimento aos investimentos públicos e privados efectuados, dando dinâmica ao espaço, juntando recursos das entidades, recorrendo a parcerias associativas do concelho, da região e do país, e valorizando o território, sobretudo no Verão, numa região que consegue agregar temas de desenvolvimento, como são os casos da pesca profissional e do parapente na aldeia histórica de Linhares da Beira”, sublinha António Silva, dirigente da Associação.

Ao todo, a ACPTAR, já conseguiu captar para a pista de pesca da Ratoeira, 24 provas de pesca profissional (a 12 e 13 de Julho realizou-se uma prova federativa da primeira divisão nacional e no dia 20 uma de âmbito regional), para além de outras em agenda. “Provas que promovem não só a venda de produtos regionais, mas também a dinamização da restauração e unidades hoteleiras”, concretiza António Silva, que dá como exemplo os cerca de 50 alojamentos já reservados para a prova a realizar em 20 de Setembro, estimando ainda que o concelho velha a acolher, ao longo de todo o calendário, cerca de 1600 participantes, incluindo da Madeira e dos Açores.

António Silva destaca ainda a realização em simultâneo, a 13 e 14 de Setembro, do Campeonato Nacional Feminino e de Deficientes, e a prova nacional de veteranos a decorrer nos dias 18 e 19 de Outubro na pista de pesca da Ratoeira.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.