Dois anos depois da primeira edição, realizada no Adro da Sé, o «Prove Viseu Dão Lafões» está de volta à cidade, desta vez para animar o Mercado 2 de Maio, um espaço que durante três dias (de 4 a 6 de Julho) acolhe uma das mais emblemáticas iniciativas lançadas pela CIM – Comunidade Intermunicipal de Viseu Dão Lafões. Com produção da EV – Essência do Vinho, e apoios do Turismo do Centro, Câmara Municipal de Viseu e Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão, o projecto é co-financiado pelo programa operacional «Mais Centro». “Atrair turistas nacionais e estrangeiros, com o melhor que se produz na região, e aumentar a competitividade das empresas que operam no sector” é, para o presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, o objectivo do evento.
“Viseu cidade-região e o Dão, são marcas que se complementam e potenciam. E são acções qualificadas como esta que as projectam no país enquanto destino turístico e vinhateiro. Têm tudo para dar certo”, sublinhou o vice-presidente da Câmara Municipal de Viseu, Joaquim Seixas, na apresentação do evento.
O mediático Chakall é o cabeça de cartaz da segunda edição do «Prove Viseu Dão Lafões». O chefe argentino vai protagonizar duas sessões de cozinha ao vivo no primeiro dia do evento (4 de Julho). Outros dois chefes com provas dadas aceitaram o repto de criar novas propostas a partir de alguns dos mais emblemáticos produtos e ingredientes da região: Hugo Nascimento, braço direito do chefe Vitor Sobral, que acaba de lançar “O Livro das Sanduíches”, realizará dois “show cooking” sábado, dia 5 de julho; e Marlene Vieira, chefe do Avenue e do espaço com nome próprio no Mercado da Ribeira, ambos em Lisboa, também ex-jurada do programa televisivo “Chef’s Academy”, que fará o encerramento do evento com duas sessões de cozinha ao vivo no terceiro e último dia do evento (6 de Julho).
O «Prove Viseu Dão Lafões» terá ainda a presença de quatro dos mais conceituados restaurantes da região: Casa Arouquesa (Viseu), Casa da Ínsua / Forno da Mimi (Penalva do Castelo e Viseu), O Solar (Oliveira de Frades) e S. Tiago (S. Pedro do Sul). Em funcionamento contínuo no evento, os restaurantes terão menus com propostas entre os 3 e os 10 euros.
Na área do mercado, os visitantes poderão apreciar uma montra diversa de produtos: carnes, fumeiro, enchidos, queijos, chocolates, licores, doces regionais, mel, frutos, compotas, chás e, claro, vinhos. São dezenas de produtos para provar e adquirir, uma oportunidade rara de descobrir, num só lugar, uma vasta oferta de boa parte do que de melhor tem a região.
O programa contempla também workshops para profissionais da hotelaria e restauração e wine lovers. Sempre num tom informal, Manuel Moreira, um dos mais experientes sommeliers portugueses, crítico de vinhos da revista “WINE”, transmitirá preciosas dicas e conselhos práticos sobre Vinhos do Dão.
Nuno Botelho, da EV – Essência do Vinho, conclui que a segunda edição do «Prove Viseu Dão Lafões», para além de afirmar esta iniciativa como “um evento enogastronómico de excelência no país”, vai contribuir para que o Mercado 2 de Maio seja também “um ponto de atracção no centro da cidade de Viseu”.