Cinco meses depois da inauguração de uma nova plataforma logística, que representou um investimento de 4 milhões de euros, a Fresenius Kabi vai investir agora mais seis milhões na fábrica da Labesfal, que irão permitir a criação de 100 novos postos de trabalho, e aumentar ainda as exportações da empresa para mais de 100 milhões de euros. O anúncio foi feito pelo director geral adjunto, Hernâni Sério, durante a visita que o ministro da Economia, Pires de Lima, fez a semana passada à unidade de Tondela.
“As nossas vendas no mercado nacional contraíram-se em 2013, já tinham contraído em 2012. O que agora esperamos é que haja uma estabilidade para voltarmos a ter, não um crescimento que existiu no passado, porque entendemos que esses níveis já não são compatíveis com o mercado português, mas precisamos de ter uma situação de estabilidade no mercado nacional”, justificou à Lusa Hernâni Sério, que aponta a necessidade de um aumento da capacidade de produção de ampolas de vidro e comprimidos.
Com a sua actividade centrada na produção de medicamentos genéricos para o mercado hospitalar, incluindo medicamentos injectáveis, a Labesfal exporta actualmente para 77 países a partir de Tondela. Em 2013 atingiu nos mercados externos cerca de 70 por cento do volume de negócios.