O antigo jogador e treinador do Viseu e Benfica, Francisco Andrade, é o patrono do torneio de futebol “SVB Cup 2014”, a decorrer no Fontelo nos dias 7 e 8 de Junho, com a participação de várias zonas do país, dos diferentes escalões (iniciados, juvenis, juniores). É mais uma iniciativa a assinalar o 90º Aniversário do Clube.
As equipas participantes no torneio são as seguintes: Iniciados – Sport Viseu e Benfica, Viseu 2001, CCRD Moçarriense (Santarém) e Leão Altivo (Setúbal). Juvenis – Sport Viseu e Benfica, Clube de Futebol Os Viriatos, CRD Arrudense (Lisboa) e Académico de Viseu. Juvenis B – Sport Viseu e Benfica, Futebol Clube de Ranhados, AD Sátão e Viseu 2001. Juniores – Sport Viseu e Benfica, Penalva do Castelo, Beira Mar, e Núcleo Sportinguista de Rio Maior.
.Francisco Andrade nasceu em 4 de Abril de 1939 em Sátão, e representou o Viseu e Benfica como jogador, onde foi campeão distrital de juniores, Clube que viria também a treinar. Como senior representou o FC Sátão, Penalva do Castelo e Académica de Coimbra, Clube onde chegou a acumular as funções de jogador e treinador das camadas jovens. Com apenas 27 anos de idade, assume o comando técnico da equipa sénior da Briosa, sendo então o mais jovem treinador português.
É como treinador da Académica que, em 1969, Francisco Andrade é finalista da Taça de Portugal, contra o SL Benfica. Em 1970 orienta a Académica na Taça das Taças. Treinou ainda o CF União de Coimbra e SC Espinho – clubes que levou à 1ª Divisão Nacional – Viseu e Benfica, Marítimo, União de Tomar, Salgueiros, Sanjoanense, Naval 1º de Maio, SC Mealhada, FC Lousã e SC Oliveira do Bairro.
Durante uma época director desportivo do Boavista, Francisco Andrade foi também seleccionador da Guiné Bissau, durante um ano e meio, onde se sagrou Campeão na Taça dos Países de Língua Portuguesa e semi-finalista na Taça dos “8 Grupos” dos Países Africanos.
Assume várias funções na FPF, nomeadamente no Departamento da Formação, a partir de 1985. Entre 1983 e 2001 foi colaborador do Gabinete de Formação de Agentes Desportivos, da FPF, com Monge da Silva, Nelo Vingada, Jesualdo Ferreira, Carlos Queiroz, Abel Silva, e tantos outros. Em 1993 recebeu o Prémio José Maria Pedroto, atribuído pela ANTF.
São inúmeras as conferências, prelecções e acções de formação desportivas nas quais participa. São ainda mais os reconhecimentos e distinções que Francisco Andrade recebe pelos serviços prestados ao desporto português e ao futebol em particular.
.