Oitenta dias de movimentação à espera de 25 mil participantes, oitenta mil euros de investimento, e o envolvimento de uma centena de instituições do movimento associativo, são os números do programa de actividades desportivas que arrancaram no último domingo com as manhãs desportivas no Parque Urbano da Radial de Santiago, e prosseguem por todo o concelho, ao longo dos próximos três meses, com eventos e realizações para todos os gostos e idades. “Não há desculpas para não se praticar desporto em Viseu”, garante Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal, perante um programa que, em seu entender, “convida os viseenses a sair para rua”.
O Programa de Actividades Primavera / Verão em Viseu, apresentado no Parque Urbano da Radial de Santiago, um espaço de actividades intergeracionais que a Autarquia quer ligar até ao Fontelo e também à Quinta da Cruz, deixa cair uma das mais emblemáticas realizações lançadas pelos executivos liderados por Fernando Ruas: os Jogos Desportivos de Viseu, que em 2013 cumpriram 22 anos de realizações ininterruptas. “Foi um projecto importante que nos permitiu avaliar onde e como o Município tem agora de dar um novo incremento, quer em termos de participação de cidadãos, quer do modelo que pretendemos para a prática desportiva no concelho. E a opção foi de não concentrar, numa só iniciativa, actividades que poderão ser prolongadas ao longo de todo o ano, nomeadamente ao nível do desporto nas escolas e de um maior apoio ao desporto federado”, justifica Almeida Henriques.
A integração no programa da Meia Maratona de Viseu, que passa agora a designar-se «Meia Maratona do Dão», é uma das novidades apresentadas no calendário de realizações. “Queremos dar ao evento um cariz internacional, integrá-lo no segmento das principais provas do país e, ao mesmo tempo, assegurar patrocínios que o tornem auto-sustentável. Decidimos, por isso, fazer um «upgrade» a esta importante manifestação, e integrá-la na Festa das Vindimas, a realizar em Setembro. Lançamos este desafio aos «Ribeirinhos», uma colectividade que continuará a ser o nosso grande parceiro na organização da prova”, explicou Almeida Henriques.
Para o presidente da Câmara Municipal, a aposta passa por reforçar, também em termos desportivos, a posição de Viseu como palco de grandes eventos nacionais e internacionais, tal como já acontece com a Volta a Portugal em Bicicleta, Torneio Internacional de Andebol e, no futuro, com a Meia-Maratona do Dão. Almeida Henriques anunciou ainda que os eventos desportivos habitualmente integrados na Feira de S. Mateus, passam também para a responsabilidade da Autarquia.
Para além das «Manhãs Desportivas», o Programa de Actividades Primavera / Verão em Viseu inclui um vasto leque de realizações, desde os percursos pedestres, passando pela «Escola Ativa», desportos de praia, orientação, jogos tradicionais, campeonato de ténis de mesa, promoção da actividade física com o «Fitness Welcome Summer», feira do desporto, circuito «Cidade de Viseu» em ciclismo, até a realização, nesta cidade, de uma etapa do campeonato nacional de skate.