Manhouce (S.Pedro do Sul) acolhe 1.ª Feira da Vitela de Lafões

Abril 24, 2014 | Economia

No âmbito das comemorações do Ano Internacional da Agricultura Familiar, a Câmara Municipal de São Pedro do Sul, em colaboração com o CLDS+ e a Junta de freguesia de Manhouce, vai levar a afeito, de 16 a 18 de Maio, a I Feira da Vitela de Lafões, um produto com grande impacto na economia do concelho da região.

Já apresentado à comunicação social, em conferência de imprensa presidida pelo presidente da Autarquia sampedrense, Vítor Figueiredo, o certame contará com diversas actividades, nomeadamente um espaço para a restauração, uma mostra cultural de tradições da cultura de Manhouce e do concelho, venda de produtos locais, exposição de animais, seminário alusivo ao tema, animação musical, trail Running up and down, chega de bois, concurso pecuário, artesanato e ainda a cantora Isabel Silvestre e as Vozes de Manhouce que darão um diferente “colorido” à Feira.

Promover a valorização dos produtos endógenos, através de um apoio insistente à agricultura em todas as suas vertentes, neste caso um produto certificado que está a ser comercializado, em quantidade, fora do concelho de S. Pedro do Sul, é o objectivo do lançamento da primeira edição da Feira da Vitela de Lafões.

FESTIVAL DO FEIJÃO EM SETEMBRO

O Município de S. Pedro do Sul organiza este ano, pela primeira vez, no último fim-de-semana de Setembro, o Festival do Feijão, um certame integrado nas comemorações do Ano Internacional da Agricultura Familiar. No terreno estão já com técnicos a dinamizar e incentivar os agricultores do concelho, na sua grande maioria de natureza familiar, a mostrarem toda a diversidade de feijões que possuem, aos quais também dão diferentes utilizações.

O Banco Português de Germoplasma Vegetal, cuja função é colher material genético que não conste daquele Banco sedeado em Braga, acompanha as deslocações dos técnicos. O levantamento e identificação da diversidade de sementes de feijão junto dos agricultores serão complementados com o pesquisar de receituário regional de utilização do feijão.

Durante o Festival prevê-se um fim-de-semana gastronómico em que o feijão será o rei, uma exposição que mostre toda a riqueza da região neste alimento e respectiva venda num embalamento que faça acrescentar valor ao produtor.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.