A Semana Santa poderá transformar-se, já a partir deste ano, num dos principais motivos de atracção de turistas à região de Viseu. Particularmente espanhóis, que já constituem um dos principais fluxos de visitantes que todos os anos aqui se deslocam. O acontecimento faz parte do programa cultural da temporada da Primavera, já apresentado pela Câmara de Viseu, que quer fazer do turismo religioso um dos principais cartazes promocionais do concelho.
“Queremos colocar Viseu na rota turística nacional da Semana Santa”, promete Almeida Henriques, presidente da autarquia, decididamente apostado em aproveitar, “em toda a linha”, as tradições locais, nomeadamente as de cunho religioso, sejam elas quaresmais ou pascais.
Para passar das palavras aos actos, a Câmara de Viseu recorreu a várias instituições com iniciativas que se enquadrem no programa «Viseu Primavera´14». Uma forma de as apoiar e trazer para a ribalta. Está neste plano o Grupo de Teatro “Ondas do Campo”, da Paróquia do Campo”, que todos os anos, e já lá vão mais de cinco, promove a representação cénica da Via Sacra.
“Sem falsas modéstias, este é o ponto mais alto da Semana Santa em Viseu”, afirma o padre Miguel Abreu, pároco da freguesia de Campo. Que não estranha o apoio e o reconhecimento da autarquia. “É uma iniciativa da qual o município não abdica. Faz parte do seu calendário para a época pascal. É normal que assim suceda, se tivermos em linha de conta a elevada qualidade do evento, e a crescente adesão que vem registando ano após ano”, conclui o sacerdote.
A representação cénica da Via Sacra, que em 2013 foi eleita como o acontecimento cultural do ano pela Revista Anim´Arte, envolve centenas de figurantes que, trajados ao rigor da época, recriam um dos acontecimentos mais marcantes do mundo católico. Durante cerca de uma hora e meia, milhares de pessoas assistem à penosa caminhada e crucificação de Cristo, num ambiente “emotivo e empolgante” como muitos o caracterizam. “O formato desta representação será, este ano, em tudo semelhante aos anos anteriores. Sempre com muita qualidade e respeito pela tradição”, conclui Miguel Abreu.
A Via Sacra, a realizar a partir das 21 horas, do dia 13 de Abril, começará com a representação da condenação de Jesus, na escadaria da Igreja dos Terceiros. Prosseguirá, já no Jardim das Mães, com o encontro de Jesus com a sua Mãe. A condenação de Cristo na praça pública, a decorrer no Mercado 2 de Maio, é o momento seguinte. Na Praça D. Duarte, uma nova estação, neste caso o encontro de Jesus com Cerineu. Como não podia deixar de ser, a representação cénica culmina no Adro da Sé, com o momento mais” doloroso, mas também glorioso e emocionante”: a morte e ressurreição de Jesus.
MAIS DE 100 EVENTOS REFORÇAM OFERTA CULTURAL NA PRIMAVERA
Música, teatro, festas populares e exposições, marcam a oferta de eventos inseridos no programa cultural «Viseu Primavera´14». Já a partir de amanhã (21 de Março), e ao longo dos próximos 100 dias, o programa oferece mais de 100 eventos (50 concertos, 30 peças de teatro e 12 exposições, entre outras iniciativas). “Damos em 2014 um passo em frente no reforço da oferta cultural e subimos o padrão de qualidade de qualidade. Queremos converter Viseu num destino de eventos passíveis de atrair a comunidade e mais visitantes”, afirmou o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, em conferência de imprensa.
A envolver a participação de mais de cinco mil pessoas, entre elas muitas crianças e jovens, o programa «Viseu Primavera´14» é abrangente (vai desde a música erudita às marchas populares) e conta com o envolvimento de 21 entidades parceiras. Almeida Henriques sublinha o “carácter inovador” de algumas iniciativas, como são os casos concurso internacional de música, e a comemoração dos 40 anos do 25 de Abril, com dois concertos de Sérgio Godinho – «Liberdade» – no Teatro Viriato, a 24 e 25 de Abril, cujas receitas reverterão da favor da Associação de Deficientes das Forças Armadas. Na mira, “está a criação de novos públicos a este tipo de eventos ao longo dos próximos quatro anos”, acrescenta o presidente da Autarquia.
Na apresentação da agenda de eventos, a vereadora da Cultura, Odete Paiva elegeu também a identidade como uma aposta do programa «Viseu Primavera´14» destacando, neste campo, as tradições da Semana Santa, dos Santos Populares e das Cavalhadas, numa agenda que não esqueceu os vinhos do Dão, com a iniciativa «Viseu & Vinho do Dão Festa».
Nas acções programadas, que representam um investimento de 250 mil euros, pontificam ainda o 7.º Festival de Música da Primavera, promovido pelo Conservatório Regional de Música, o Concurso Internacional de Guitarra de Viseu , Festival de Teatro, «Cantar Abril», ; e o Festival «Viseu A…».