«Tondela + 10» desafia jovens licenciados e criar projectos

Março 12, 2014 | Economia

“Potenciar a capacidade empreendedora e de atractividade do concelho na criação de emprego e valorização do território”, é o desafio de um projecto que a Câmara Municipal de Tondela acaba de fazer a 10 jovens licenciados, e que consiste na apresentação de outras tantas ideias que tenham como fundo a criação de negócio e emprego. Apesar de reconhecer “o risco de ser pioneiro em iniciativas desta natureza”, o presidente da Autarquia, José António de Jesus, sublinha o “carácter arrojado e audacioso” do «Tondela +10», a exigir, por isso, “um trabalho fortemente colaborativo entre os vários parceiros”. Desde o tecido empresarial e comunidade local, até aos agentes públicos e privados da região.

Na apresentação do «Tondela+10 – Projecto de (des)envolvimento para o Concelho de Tondela», em cerimónia que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal presidida pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, o coordenador Miguel Torres anunciou o lançamento de uma plataforma para um concurso público dirigido a 10 licenciados, desafiando-os a apresentar 10 projectos para a criação de negócios e emprego. E identificou oito sectores de actividade económica em que poderão assentar esses projectos: biologia e ambiente, arquitectura e design, turismo, agricultura e floresta, saúde e bem-estar, cultura e indústrias criativas, clusters industriais, comunicação e marketing territorial.

Ao longo de 12 meses, os jovens licenciados beneficiarão de uma bolsa de estágio para desenvolver as suas ideias de negócio, contanto, para isso, com o apoio de sete empresas do concelho de Tondela, escolas e universidades da região, para além da participação de institutos públicos, associações locais e media. “É um projecto para três anos, ou seja, está estruturado para abranger 30 empreendedores, 10 por cada ano”, salientou Miguel Torres.

“Num quadro de dificuldades, pretendemos corporizar o início de uma nova acção, dinamizando e apoiando soluções sustentáveis e orientadas pelas e para as necessidades e bases específicas do nosso território, valorizando sobretudo os recursos humanos e fazendo-os convergir em esforços e objectivos comuns e agregadores”, garante José António de Jesus. Para quem o projecto «Tondela+10» abre “uma nova página no desenvolvimento local e regional”, conclui o presidente da Câmara.

“Estamos perante um exemplo emblemático daquilo que deve ser replicado no resto do país” reconheceu naquela cerimónia o ministro Miguel Poiares Maduro, para quem o «Tondela+10», que classificou de “ambicioso no método e inovador pela sua

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.