317 mil euros para salvar casa de Aristides Sousa Mendes

Março 12, 2014 | Região

A Direcção Regional da Cultura do Centro acaba de lançar o concurso público para “Substituição da Cobertura, Reforço e Estabilização Estrutural” da Casa do Passal, em Cabanas de Viriato, que foi residência do cônsul Aristides Sousa Mendes. Com um valor base de 316.983 euros, a empreitada tem um prazo de execução de 210 dias após a adjudicação.

A Câmara Municipal de Carregal do Sal sublinha a “extrema importância, para o concelho e para a região” daquela intervenção, a primeira desde que o edifício, em adiantado estado de degradação, recebeu em Março de 2012 a classificação de Monumento Nacional. “De então para cá pouco ou nada foi feito”, lamenta a Autarquia, que aguarda agora o início das obras com “grande expectativa”.

Com a abertura do concurso público para os trabalhos de consolidação da ex-residência do Cônsul Aristides de Sousa Mendes, o Município de Carregal do Sal “vê, finalmente, atendida uma pretensão de largos anos”. Não só porque a intervenção vem “assumir a relevância simbólica do edifício como lugar da memória histórica e política, como reconhecer também o “valor científico, patrimonial e cultural” da Casa do Passal em Cabanas de Viriato.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.