Armas do Capitão no Museu Almeida Moreira em Viseu

Março 12, 2014 | Cultura

Está patente ao público no Museu Almeida Moreira, até 27 de Abril, a exposição “Capitão Almeida Moreira”, uma mostra constituída por peças de armaria dos séculos XVIII, XIX e inícios do século XX, que já não eram vistas em Viseu desde 1962. O que a torna “ainda mais atractiva”, reconhece a vereadora da Cultura, Odete Paiva.

Espadas, punhais, carabinas, bacamartes, cartucheiras e até algumas condecorações, revelam agora, mais de meio século depois, alguns dos passos do percurso do militar e proprietário do espólio, que também ficou ligado ao Regimento de Infantaria de Viseu, unidade que colaborou na identificação, limpeza e restauro das armas, e na cedência de alguns documentos, nomeadamente um álbum de fotos, que ajudam a fundamentar a parte biográfica do conjunto expositivo.

“É com pequenas exposições desta natureza, a par da exposição permanente patente no piso superior, que pretendemos criar, ao longo dos próximos anos, novas dinâmicas neste Museu”, sublinhou Odete Paiva numa visita guiada ao espaço que acolhe a colecção de armaria de Almeida Moreira. A mostra é complementada com um trabalho de selecção e digitalização de fotografias centradas na vida e obra do viseense visionário, moderno e cosmopolita, e uma das figuras mais marcantes do século XX.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.