Duas noites, dois concertos no Teatro Viriato

Janeiro 11, 2014 | Cultura

A abrir a temporada em que assinala 15 anos de actividade, o Teatro Viriato (TV) vai brindar o público viseense, em duas noites consecutivas (17 e 18 de Janeiro), com outros tantos concertos marcados pelas sonoridades da Lusofonia: o primeiro com Júlio Pereira na apresentação pública do novo disco, Cavaquinho.pt, e o segundo com a cantora cabo-verdiana, Carmen Souza, a dar corpo e voz, em “Kachupada”, a um eclético repertório alicerçado na música afro-cubana, jazz, morna, e outras fusões rítmicas. “O ano de 2014 será todo ele de festa… Começamos o primeiro trimestre com um «alegro forte», que será também o primeiro tempo de um concerto inesquecível”, congratula-se Paulo Ribeiro, director de programação.

Década e meia depois de ter aberto as portas em Viseu, o Teatro Viriato assume agora, legitimado pela “maturidade adquirida”,uma programação sem concessões. “Uma programação de qualidade, apelativa em termos de público, nomes sonantes mas sem aquela concessão de entretenimento por vezes inócuo”, sublinha Paulo Ribeiro, numa alusão aos grandes nomes do teatro, como Diogo Infante, Beatriz Batarda, e Nuno Cardoso que vão estar também em palco ao longo dos próximos três meses, a par de Rui Horta e Tiago Guedes na dança. O responsável destaca ainda a “importante parceria” estabelecida com o Cine Clube de Viseu, que resulta de uma ideia original do Teatro Municipal da Guarda. “São três meses de programação completamente à altura da celebração dos 15 anos do Teatro Viriato”, garante o responsável.

A estreia nacional, a 31 de Janeiro no Solar do Vinho do Dão, da coprodução com o Teatro do Vestido (Lisboa), «Retornos, Exílios e Alguns que Ficaram», sobre as memórias dos retornados das ex-colónias portuguesas, com texto original e dramaturgia de Joana Craveiro, a mesma que no ano passado criou a peça estreada em Junho, «Esta é a minha cidade e eu quero viver nela»; o regresso ao universo de Shakespeare, na passagem dos 450 anos do seu nascimento, e a continuação da aposta no trabalho do coreógrafo André Mesquita como artista residente, são outros pontos altos da programação doTV para o primeiro trimestre deste ano.

Ainda no teatro, a programação do TV inclui ainda a peça «Fausta», a partir do romance «O Banquete», de Patrícia Portela, uma produção do Centro de Artes e Espectáculos de Viseu (14 de Março), e «A Caminhada dos Elefante», criação de Inês Barahona e Miguel Fragata, para o Dia Mundial do Teatro a 27 de Março.

No âmbito da música, e depois de Júlio Pereira e de Carmen Souza, passarão pelo Teatro Viriato outros nomes e projetos, como Reportório Osório (12 de fevereiro), uma coleção de canções, que aliam a escrita sagaz de Luís Fernandes à música de Luís Cardoso; KimiDjabaté (26 de fevereiro), um músico e compositor guineense a residir em Lisboa, descendente de uma família secular de músicos mandingas, que viveu toda a sua vida imerso em som e cultura; Teresa Salgueiro (22 de Março) com «A

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.