Serra do Caramulo: depois dos fogos, o flagelo das intempéries

Janeiro 11, 2014 | Região

A Câmara Municipal de Tondela está a acompanhar as obras de intervenção nos locais mais fustigados pelas últimas intempéries durante o período natalício. Os mesmos que, no último verão, viveram também o flagelo dos fogos florestais e, por via disso, ficaram mais expostos à erosão provocada pelas chuvas. A “célere conclusão destas obras” é agora a grande preocupação do executivo liderado por José António de Jesus.

Das várias situações visitadas, o autarca salienta algumas que, pela sua relevância, “merecem intervenção com carácter de urgência, nomeadamente, a estrada de ligação de Souto Bom a Silvares e a estrada municipal de ligação entre a ER627 a Mosteiro de Fráguas (Estrada do Rio do Meio), além de situações relacionadas com derrocadas de muros, taludes e aluimento de margens junto a linhas de água”.

José António de Jesus e a vereadora Carla Pires deslocaram-se recentemente às freguesias de Vilar de Besteiros e Mosteiro de Fráguas, Tondela, Castelões, Santiago de Besteiros, Molelos e Guardão, onde puderam testemunhar os prejuízos causados em estradas e pontes municipais e em terrenos particulares.

A Serra do Caramulo foi uma das zonas mais atingidas pelos incêndios florestais no último ano. Ao longo de 15 dias, arderam mais de 9 mil hectares e quatro bombeiros perderam a vida no combate às chamas.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.