Câmara de Nelas cria gabinete de apoio para proprietários

Janeiro 11, 2014 | Região

A Câmara Municipal de Nelas tem a funcionar, até ao final deste mês de Janeiro, no edifício dos Paços do Concelho, um posto de informação e apoio aos proprietários de terrenos abrangidos pela construção da Barragem de Girabolhos e Bogueira. O atendimento é feito por técnicos da Endesa Portugal, devidamente credenciados

No passado dia 27 de Setembro de 2013, a Hidromondego, empresa do Grupo Endesa, e o Estado Português assinaram o Contrato de Concessão relativo ao Aproveitamento Hidroeléctrico de Girabolhos, situado no Rio Mondego, nos concelhos de Gouveia, Mangualde, Seia e Nelas.

O projecto teve origem no Plano Nacional de Barragens colocado a concurso pelo Estado Português em 2008. O Grupo Endesa venceu o concurso oferecendo ao Estado uma quantia de 35 milhões de euros por esta concessão por um período de 65 anos.

O Aproveitamento Hidroeléctrico, composto por duas Barragens, funcionando em regime de reversibilidade, terá uma potência instalada total de aproximadamente 360MW, e será responsável por gerar energia eléctrica suficiente para o abastecimento de aproximadamente de 250 mil famílias em Portugal.

Este investimento, integralmente suportado pelo promotor, está orçado em 400 milhões de euros, e desenvolver-se-á por fases desde 2014 até à entrada em exploração prevista para 2019.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.