A Rota dos Presépios que chega a todas as freguesias do concelho; a passagem de ano dividida entre o Campo de Viriato e o Largo da Sé – esta a pensar na animação nocturna dos bares do centro histórico –, o baile de Reis no pavilhão Multiusos, e os ateliês e animação para as crianças no Mercado 2 de Maio, são algumas das novidades apresentadas pela Câmara Municipal de Viseu no programa de animação natalícia que arrancou na última sexta-feira e se prolonga até 6 de Janeiro. Um programa que, segundo a vereadora da Cultura, Odete Paiva, “valoriza as tradições de Natal, a luz, o património, e o espírito solidário que define esta quadra, dando resposta a todos os públicos e aos diferentes territórios ”.
Preparado em “tempo recorde” pelo novo executivo camarário, que iniciou funções há pouco mais de um mês, o programa «Viseu Natal» centra-se em dois objectivos fundamentais: “atrair a população às ruas do centro histórico, e promover o Natal como um acontecimento da comunidade”, refere a Autarquia. Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal, revela que o investimento de 85 mil euros, que inclui os custos da iluminação natalícia, “é bastante baixo” face à diversidade e riqueza de uma programação que contou com o envolvimento de muitos parceiros, responsáveis pela realização de 30 dos 50 eventos que preenchem o calendário de realizações.
“Teremos em Viseu um Natal para todos: para as famílias, para as crianças e jovens, e para quem nos visita. Este será um acontecimento colectivo, inclusivo, feito por muitas instituições e pessoas. Está centrado na zona histórica, mas chega às freguesias”, sublinha o presidente da Câmara Municipal, para quem, sem aquelas parcerias, “não seria possível preparar uma programação tão rica e abrangente”.
Apresentado na sede da Associação Comercial de Viseu (ACV), o que constituiu, segundo o presidente deste organismo, Gualter Mirandez, “um sinal claro da vontade do actual executivo na dinamização do desenvolvimento económico assumida na campanha eleitoral”, o programa «Viseu Natal» inclui iniciativas como as oficinas pedagógicas, artísticas e de animação para as crianças e famílias no Mercado 2 de Maio; a rota dos presépios «Caminho de Luz»; 20 concertos de rua e espectáculos em sala; casinhas de venda tradicional em várias artérias do centro histórico; iniciativas de solidariedade promovidas por várias associações; e eventos desportivos especiais.
Inspirado na figura do anjo que integra os frescos da escadaria central do edifício da Câmara Municipal de Viseu, o programa «Viseu Natal» tem nas igrejas (Terceiros, Carmo e Misericórdia), estas com uma iluminação “mais apelativa”, nos presépios (a começar pelo Museu Almeida Moreira, Museu Grão Vasco, Câmara e Paço Episcopal, até às igrejas matrizes de todas as paróquias do concelho) e nos anjos, os principais símbolos desta quadra natalícia.