O volume de negócios da Huf Portuguesa, sedeada em Tondela, atingiu em 2011 o valor de 74,6 milhões de euros – mais 4,1 milhões do que em 2010 -, o que representa um crescimento de 6%. Segundo a empresa, a recuperação verificada, pelo segundo ano consecutivo, não se aproximou ainda das vendas de 2008, ano em que eclodiu a crise no mercado automóvel. No primeiro trimestre de 2012, a facturação foi de 22,7 milhões de euros.
O grupo PSA continua a ser o principal cliente, com 29% de quota (21,5 milhões de euros de facturação) e uma descida de 4%. A Ford cresceu 27% e subiu para segundo cliente com 22% de quota e 16,6 milhões de euros. A General Motors desceu 22% e caiu para terceiro lugar com 16% de quota. As vendas para a VW duplicaram e atingiram os 9 milhões com 12% de quota, graças à introdução de um novo produto – Sistema de porta-bagagens com câmara de visão incorporada. Estes quatro clientes representam 80% da facturação.
Os três principais mercados da Huf Portuguesa tiveram comportamentos diferenciados: da subida de 7% na Alemanha (32%), de 3% na França (27%) até à descida de 1,4% na Espanha (26%). As vendas concentraram-se nos países da Zona Euro, correspondendo a 88,5%.
Para além dos bons resultados a nível financeiro, a Huf Portuguesa obteve também uma boa posição no ranking no estudo das melhores empresas para trabalhar em Portugal em 2012. Ocupa o 13º lugar, no Top 24, tendo subido 4 posições em relação ao ano de 2011 e foi considerada a terceira melhor empresa na categoria de 251 a 1000 colaboradores.
PERSPECTIVAS “OPTIMISTAS”
O orçamento da Huf Portuguesa para 2012 é “optimista”, prevendo atingir os 80 milhões de euros de vendas. A entrada de novos produtos e clientes premium como a BMW, os novos produtos para a VW e os sistemas de chaves para os mercados emergentes da GM, são já uma realidade em 2012 e ajudarão a cumprir esse objectivo. “Este objectivo está a exigir à empresa um importante investimento, superior a 3 milhões de euros em 2011. Neste contexto a Huf Portuguesa celebrou um contrato de Incentivos Financeiros no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação com a AICEP”, revela a administração.
Criada em 1001, a A Huf Portuguesa pertence a 100% à Huf Hülsbeck & Fürst com sede em Velbert (Alemanha). O Grupo Huf tem uma presença global em 4 continentes e 16 países, contanto com fábricas de produção, escritórios de vendas e engenharia de desenvolvimento globalizadas.
A principal actividade é o fabrico de sistemas de acesso, segurança e imobilização para a indústria automóvel – CASIM e estamos situados em Tondela (Portugal). Dentro da gama de produtos destacam-se: Driver Authorization Systems (sistemas de acesso e funcionamento do automóvel) Car Access Authorization Systems (sistemas de chaves e dispositivos de rádio frequência)
Power Tailgate Systems (puxadores de porta-bagagens com câmara de visão incorporada), Mechanical Locking Systems (sistemas de fechaduras e sistemas de bloqueio da direcção), Door Handles Systems (puxadores externos de portas).