Vissaium: um percurso pela história da cidade de Viseu

Outubro 26, 2013 | Cultura

Na área onde hoje está instalado o funicular, junto à Rua da Misericórdia, surgiram alguns dos mais importantes vestígios arqueológicos da cidade de Viseu, nomeadamente das casas da Idade do Ferro (sec. IV/III a.c.) e silos escavados na rocha. Mais tarde, já na época romana, a mesma área serviu de cemitério como atestam as várias sepulturas ali encontradas. Contudo, o achado mais importante concretizado pela equipa dirigida pelo arqueólogo Pedro Sobral, foi um altar dedicado aos deuses «vissaigenses», mandado fazer por um homem chamado Albino. Um achado através do qual foi possível determinar o nome da cidade pré-romana de Viseu: «Vissaium». A evolução linguística aponta que o termo evoluiu para «Veseum» na época romana, «Veseo» na Idade Média, e Viseu hoje. É aqui, neste afloramento rochoso, que a produção do Teatro Viriato «Vissaium», atinge a visão global de uma história que estava por contar. Neste caso, contada na rua, e de forma divertida. “Às vezes, a rua é a melhor sala de aula”, reconhece Maria Gil, responsável pela produção.

Identificados alguns lugares com importância histórica para a cidade de Viseu, associados a algumas descobertas recentes associadas a estudos que estão a ser feitos, uma equipa do Teatro Viriato, dirigida por Maria Gil, com cocriação e interpretação de Graeme Pulleyn, Rafaela Santos e Ana Bento, convida as populações, através de um espectáculo de artes performativas, a partir à descoberta de pedras antigas, sítios arqueológicos ainda por escavar e artefactos que contam histórias de um lugar desde sempre partilhado por muitos povos.

Nesta viagem, segundo o guião da produção, “há um soldado romano que canta os blues, uma lusitana que sabe ler pedras e uma especialista em teorias que precisam de ser provadas, porque, afinal de contas, os arqueólogos têm, sobretudo, dúvidas e a história não é uma ciência imutável”. Tudo isto ao longo de percurso que “reflecte a importância da cidade na construção da identidade nacional”, que começa na Rua Direita, prossegue pelas traseiras da Sé Catedral, Casa do Miradouro, chega até ao espaço hoje ocupado pelo funicular, e continua pelo pátio interior do Museu de Grão Vasco, Largo da Sé (fórum romano), Paço de Veseo (junto à Praça de D. Duarte), até chegar à muralha romana musealizada na Rua Formosa.

Produzido pelo Teatro Viriato, «Vissaium» é um espectáculo que estreou no dia 19 para arqueólogos e professores de história, repetindo-se no dia 22 para os alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. Para 2014, e para o público escolar em geral, estão já marcados espectáculos para 13 e 20 de Março; 3 e 24 de Abril; 8 de Maio; e 5 e 12 de Junho. Para maiores de 8 anos estão ainda agendados espectáculos nos dias 22 de Março, 12 de Abril, 3 e 10 de Maio, 14 de Junho, 5 e 12 de Julho, 13 e 20 de Setembro.

 

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.