Tiago André Martins de Azevedo Abreu, docente doutorado do Departamento de Engenharia Civil da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu do IPV e investigador do Laboratório Associado CESAM (Centro de Estudos do Ambiente e do Mar), foi o grande vencedor do prémio “Adolpho Loureiro – LNEC 2013”. O trabalho premiado, “Dinâmica hidro-sedimentar: modelação de perfis de praia”, insere-se na temática de hidráulica marítima e visa contribuir para um melhor entendimento da previsão da evolução temporal da morfologia das zonas costeiras.
O trabalho vencedor foi obtido nas “8ªs Jornadas Portuguesas de Engenharia Costeira e Portuária”, que se realizaram em Lisboa, no LNEC, em 10 e 11 de outubro.
O prémio é atribuído pela delegação portuguesa da associação internacional PIANC – The World Association for Waterborne Transport Infrastructure, que é uma organização apolítica e sem fins lucrativos, subvencionada pelos governos de cerca de 40 países.
Após já ter obtido, em setembro de 2009, uma menção honrosa na competição de posters na 6ª conferência internacional “River, Coastal and Estuarine Morphodynamics” (RCEM 2009), promovida pela IAHR (International Association for Hydro-Environment Engineering and Research) e realizada na Universidad Nacional del Litoral, Santa Fé, o docente do Instituto Politécnico de Viseu vê, novamente, o seu trabalho reconhecido a um nível nacional e internacional.