A Câmara Municipal de Penalva do Castelo está a concluir a obra “Regeneração Urbana – Zona Nascente da Vila”, a incidir numa área de cerca de 33 mil metros quadrados, a nascente da vila, onde se encontra em fase de acabamento a Feira Semanal. Um equipamento que, segundo a Autarquia, “irá melhorar a funcionalidade e orgânica do espaço para a dinamização da actividade económica no que se refere, em particular, às condições de higiene das barracas de comida e bebida, controle de acessos, vigilância, distribuição de lugares, limpeza e conforto geral para os utentes do espaço. O projecto, no montante global de 422 mil euros, foi adjudicado pela Câmara Municipal em Fevereiro de 2012.
Os trabalhos contemplam o movimento de terras (com a criação de plataformas), execução de redes de drenagem pluvial em toda a zona de intervenção, prolongamento e execução da rede de esgotos, rede de infra-estruturas eléctricas e de telecomunicações. Paralelamente, procedeu-se também à execução de muros de suporte em alvenaria, colocação de lancil e guias em granito, pavimentação com calçada das zonas de estacionamento e de exposição – venda, pavimentação com cubinhos de granito nos passeios e pavimentação com betuminoso da zona dos arruamentos.
O investimento realizado contribui também para o alargamento do perímetro urbano da vila, e abre horizontes para a consolidação de uma nova centralidade na zona nascente da vila de Penalva do Castelo.
“Com a execução deste investimento, realiza-se a regeneração da zona nascente da vila, dotando-a de adequadas infra-estruturas para a Feira Semanal e para um espaço polivalente e de lazer, de forma a dinamizar a actividade económica e melhorar a qualidade de vida da população do concelho”, conclui o presidente da Câmara Municipal de Penalva do Castelo, Leonídio Monteiro.