Município de Tondela em 6.º lugar no país e 1.º no distrito

Agosto 15, 2013 | Economia

A pontuação atribuída pelo Ranking Global dos Municípios Portugueses aos municípios de média dimensão, em termos de eficiência financeira registada entre 2010 e 2012, coloca a Câmara Municipal de Tondela, entre os 30 melhores a nível nacional, em sexto lugar no país, e em primeiro no distrito de Viseu. À frente de Cinfães (oitavo lugar) e Viseu (12.º lugar). “Estamos perante um resultado verdadeiramente extraordinário e histórico”, congratulou-se Carlos Marta, presidente da Autarquia tondelense, na apresentação daquele documento.

O s resultados obtidos pelo Município de Tondela na gestão registada ao longo dos anos de 2010 (6.º lugar), 2011 (12.º lugar) e 2012 (4.º lugar no ranking) recentemente divulgados pelo Anuário Financeiro dos Municípios, “só foram possíveis graças a um grande trabalho de equipa, não só dos vereadores, como de todos os funcionários da Autarquia. O que muito nos honra e satisfaz”, reconhece Carlos Marta, que não deixa de felicitar também os municípios de pequena dimensão que, no distrito, obtiveram “excelentes resultados”. Como são os casos de Penalva do Castelo (3.º), Mortágua (4.º) e Penedono (11.º).

Em conferência de imprensa, o autarca reforçou a convicção de que a classificação agora obtida pela Autarquia a que preside no conjunto dos últimos três anos”, não deixa dúvidas” quanto à liderança de Tondela nos mais diversificados sectores de actividade a nível regional, com resultados de “fazer inveja” a outros municípios. “Mesmo num contexto de crise e de quebra nas transferências do Estado para as autarquias, soubemos resistir às dificuldades, optando por estratégias que nos levaram a decisões difíceis, mas sem que isso colocasse em causa os apoios às associações, instituições, actividades e eventos promovidos por esta Autarquia”, lembra Carlos Marta.

Para o Município de Tondela, não deixa de ser também “histórico” o facto de, já em 2013, a Câmara de Tondela estar agora a pagar a 30 dias, e de ter em contas em dia com as juntas de freguesia, associações e empreitadas. “Um exemplo de persistência, rigor e ambição no exercício autárquico, que nos vai permitir anunciar, nos próximos dias, mais três grandes investimentos privados no concelho”, sublinha Carlos Marta. Reservando para essa altura a natureza dos investimentos, o autarca  acrescenta apenas que dizem respeito a empresas que se vão instalar, e a outras que “irão reforçar a sua capacidade de exportação”.

O Ranking Global dos Municípios Portugueses em relação à eficiência financeira, é elaborado pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, com base na pontuação de um conjunto de 15 indicadores aplicados desde 2008, e identificados como sendo os que melhor permitirão avaliar a gestão financeira, económica, patrimonial e orçamental dos municípios.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.