ADDLAP apoia projectos de quatro milhões

Agosto 15, 2013 | Economia

A ADDLAP – Associação de Desenvolvimento do Dão, Lafões e Alto Paiva acaba de assinar, com outros tantos promotores, mais 33 contratos de financiamento para projectos de desenvolvimento local, no âmbito do Subprograma 3 do PRODER – Abordagem LEADER que, no total, representam um investimento elegível de 4 milhões de euros, e a consequente criação de 68 novos postos de trabalho. A maior fatia vai para a criação e desenvolvimento de micro-empresas, com 17 projectos que absorvem mais de um milhão de euros, e criam 38 novos empregos.

Na cerimónia, realizada no Solar do Vinho do Dão, Guilherme Almeida, presidente da direcção da ADDLAP, sublinhou a importância destes projectos de desenvolvimento local, que privilegiam também a componente da conservação e valorização do património rural e religioso (516 mil euros e sete novos postos de trabalho). O objectivo, conclui, “é tornar este território ainda mais competitivo e inovador”.

A ADDLAP abrange os concelhos de Viseu, Vila Nova de Paiva, Vouzela, Oliveira de Frades e S. Pedro do Sul. Há cerca de ano e meio, o mesmo organismo assinou também contratos de desenvolvimento que totalizaram 6,7 milhões de euros. Em fase de aprovação estão ainda mais 15 candidaturas, para as quais “está reservado um montante que não será, no entanto, suficiente para financiar todos os projectos, o que dependerá também de eventuais desistências entre os que agora foram assinados”, explica Guilherme Almeida.

Numa altura em que está prestes a terminar o período de vigência do actual Quadro de Apoio comunitário, Guilherme Almeida alertou os promotores dos projectos, alguns já concluídos, outros bem curso, e outros ainda em fase de arranque, para a necessidade da sua execução “o mais rápido possível”, uma vez que o prazo termina a 30 de Julho de 2014. “Queremos que esta associação continue a ser reconhecida como uma das melhores a nível nacional, e como uma das que melhores índices de execução tem atingido”, conclui o dirigente, também vereador na Câmara Municipal de Viseu.

Para execução dos projectos aprovados, os promotores são apoiados em cerca de 60 por cento do montante elegível.


 

«LOJA TERRAS» ABRE EM VILA NOVA DE PAIVA

Já abriu ao público, no Posto de Turismo de Vila Nova de Paiva, junto ao Auditório Municipal, o espaço designado de «Loja Terras». Criado com o apoio do Programa PRODER / ADDLAP (Associação de Desenvolvimento Dão Lafões e Alto Paiva), o espaço tem como objectivo divulgar as tradições culturais do concelho, como o artesanato, incentivar a agricultura, e promover os produtos endógenos da área de intervenção da ADDLAP.

O local poderá ser visitado de 3.ª a 6.ª feira, das 10 às 12,30 e das 14 às 17,30, e aos sábados das 10 às 13, e das 14 às 18 horas.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.