A Escola Secundária Viriato, em Viseu, à semelhança das suas congéneres, foi recentemente (15 e 16 de abril de 2013) sujeita ao processo de avaliação externa. Com a finalidade de conhecer, preliminarmente, os níveis de satisfação da comunidade escolar, por determinação da Inspeção Geral da Educação e Ciência (IGEC) haviam sido aplicados questionários aos alunos/formandos, aos pais/encarregados de educação, e aos trabalhadores docentes e não docentes.
Quase três meses decorridos, eis que, finalmente, chega o relatório da Área Territorial de Inspeção do Centro, documento que, no entender da IGEC, deve ser amplamente divulgado junto da comunidade educativa.
Nos termos da lei, o relatório da IGEC aborda três domínios: resultados, prestação do serviço educativo, e liderança e gestão. Em todos eles a Escola Secundária de Viriato obteve a classificação de «MUITO BOM».
Segundo o relatório, e no que ao primeiro domínio diz respeito, “na comparação com as médias nacionais, verifica-se que o desempenho da Escola nas avaliações externas de Português, Matemática A, Biologia e Geologia e Física e Química A, no último biénio, é sempre superior”. Constata-se, igualmente, que “a ação da Escola tem produzido um impacto consistente e acima dos valores esperados na melhoria das aprendizagens e dos resultados dos alunos e nos repetivos percursos escolares”.
Relativamente ao segundo domínio, a IGEC refere que, implementando atividades de diferenciação pedagógica e oferecendo formações diversificadas, com a valorização do conhecimento científico, através da atividade laboratorial, “são evidentes os esforços da Escola no sentido de adequar o ensino aos ritmos de aprendizagem dos alunos”.
Finalmente, na liderança e gestão, realça-se a disponibilidade da direção, bem como a sua capacidade na gestão de conflitos e constata-se a motivação para o trabalho do pessoal em serviço (docentes e não docentes).
“Num momento como este, congratulemo-nos e rejubilemos: a Escola Secundária Viriato acaba de receber da IGEC o reconhecimento de que, pela qualidade do serviço prestado, faz parte do (pequeno) grupo das melhores escolas secundárias de Portugal”, faz questão de sublinhar o director, Carlos Alberto Oliveira, que agradece a participação e o empenho de todos quantos constituem “esta grande comunidade educativa”.