Nuno Ribeiro vence prémio escolar em Lamego

Julho 17, 2013 | Educação

Nuno Vouga Ribeiro, do 12º ano do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, foi o vencedor da edição deste ano do Prémio Escolar Dr. Fernando Amaral, subordinado ao tema O Pensamento Social do Dr. Fernando Amaral aplicado à Realidade Atual. O júri deste galardão considerou que o trabalho do aluno “cumpriu os critérios de avaliação previamente divulgados e a adequação ao tema proposto a concurso, desenvolvendo, de modo pertinente, aquilo que seria o pensamento social do Dr. Fernando Amaral, aplicado à realidade atual”.

Nesta terceira edição, o valor pecuniário a atribuído ao vencedor foi de 1000 euros, entregue durante a sessão ordinária da Assembleia Municipal de 28 de junho. Diversos membros da família de Fernando Amaral associaram-se a esta homenagem e assistiram ao ato de outorga realizado no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

“O texto do Nuno demonstra uma maturidade sociopolítica e uma atenção aos acontecimentos nacionais e às opiniões dos comentadores, que hoje surgem nos órgãos de comunicação social, pouco habituais num jovem do ensino secundário”, elogia Maria João Amaral, nora do antigo Presidente da Assembleia da República e membro do júri. Dirigindo-se aos membros da Assembleia Municipal, o jovem aluno agradeceu a honra de receber este prémio, acrescentando que, ao ler os textos do antigo advogado e político, “foi orientando o seu pensamento”, enaltecendo ainda a defesa dos “princípios e valores” que sempre nortearam a sua vida.

Instituído em honra deste emérito cidadão lamecense e um dos mais notáveis políticos da democracia portuguesa, o Prémio Escolar Dr. Fernando Amaral destina-se a distinguir os textos originais de maior mérito sobre os Valores da Democracia Local, o Estado de Direito e a Cidadania e os Direitos Humanos. Esta distinção pode ser atribuída ex aequo, mediante reconhecimento do mérito, a mais do que um trabalho. Os alunos do ensino secundário, matriculados no 10º, 11º ou 12º ano em qualquer escola do concelho de Lamego, são convidados a submeter os seus trabalhos à apreciação do júri.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.