Concurso intermunicipal reconheceu talento de jovens empreendedores em Viseu

Junho 20, 2013 | Economia

É uma das iniciativas mais mediáticas e mobilizadoras lançadas pela Comunidade Intermunicipal da Região Dão Lafões, neste caso em prol da promoção do empreendedorismo jovem. Na final da segunda edição do Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio | Escolas Empreendedoras da CIM Dão Lafões, que envolveu mais de 80 professores (a juntar aos 40 já capacitados no ano lectivo anterior) e 2.000 alunos de 42 escolas, a plateia que encheu a Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu aplaudiu e consagrou os 14 projectos vencedores em cada um dos municípios que integram a Região, de um total de 130 ideias de negócio.

Liderado pela CIM Dão Lafões, na convicção, de que este “é um projecto essencial para a competitividade e desenvolvimento dos territórios”, o Concurso Intermunicipal | Escolas Empreendedoras da CIM Dão Lafões materializa no terreno um plano de acção sustentado num estudo minucioso sobre o enquadramento e diagnóstico das necessidades da região, desenvolvido em articulação com as instituições de ensino superior, associações de desenvolvimento local, AIRV e centros de emprego, parceiros nucleares na iniciativa. “Um bom exemplo de parceria e de trabalho em rede”, reconhece Carlos Marta, presidente do Conselho Executivo daquele organismo intermunicipal.

Promover o espírito de iniciativa e empreendedor nos jovens em idade escolar, procurando estimular o reconhecimento pelo risco e pela iniciativa, envolvendo alunos, professores e empresas, onde a criatividade e a inovação são valorizadas e reconhecidas, é o objectivo do Concurso Intermunicipal de Ideias | Escolas Empreendedoras da CIM Dão Lafões. É necessário virar uma página no ensino/formação, e este tem que ser cada vez mais direccionado para a sociedade competitiva e global onde estamos inseridos. Não podemos, como nos últimos anos, ter o nosso ensino essencialmente vocacionado para formar jovens, para ter emprego público”, sublinhou Carlos Marta na cerimónia de consagração dos projectos vencedores.

Para além do Concurso, a CIM Dão Lafões já realizou este ano a «Expo Empresa/júnior, com a participação de mais de 400 alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e apresentação de 23 Ideias de Negócio e, posteriormente, a “Feira do Empreendedorismo”, do 2º Ciclo, com 250 alunos e apresentação de 20 ideias de negócio. “Este magnífico projecto, associado ao plano de acção que desejamos concretizar, será um bom contributo para que o nosso território esteja na linha da frente da inovação, do empreendedorismo, e do desenvolvimento”, garante o também presidente da Câmara Municipal de Tondela.

HONRA AOS VENCEDORES

“PRINT IT – IF YOU NEED IT, PRINT IT”, apresentado pela Escola Profissional Mariana Seixas, foi o projecto vencedor da segunda edição do Concurso promovido pela CIM Dão Lafões, tendo alunos e professores sido contemplados com uma viagem a Barcelona. Da autoria de um grupo de finalistas do curso de Multimédia (André Sobral, Rui Paredes e Sara Fernandes), o projecto tem como objectivo fundamental a criação de uma empresa prestadora de serviços no âmbito da impressão em 3D.

“HAND4YOU», classificado em segundo lugar, foi o projecto apresentado pelos alunos do 2º ano do curso de Electrónica Automação e Comando da Escola Profissional de Tondela (Cristóvão Ferreira, Luís Almeida e Eduardo Costa, orientados pelo professor Luís Dias). Consiste na criação e construção de uma cadeira articulada elevatória e uma esteira flexível, como forma de dar uma mais cómoda e funcional mobilidade aos doentes acamados.

«PIEZO WHEEL», de autoria de Paulo Morais, aluno da Escola Secundária de Vouzela, subiu ao terceiro lugar do pódio entre os projectos vencedores. Consiste na aplicação de partículas piezoeléctricas em jantes de carros eléctricos, como forma de aumentar a sua autonomia.

 

 

 

               

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.