Alunos mostraram aptidões para o negócio

Maio 20, 2013 | Economia

«Coldhoters», um projecto apresentado pela turma do 8.º A da Escola Secundária/3 de Tondela, que consiste na confecção e comercialização de sacos que substituem os tradicionais sacos de gelo ou água quente; «Sabores do Demo», uma empresa projectada pelos alunos do 9.º B da Secundária de Vila Nova de Paiva para promover a gastronomia, cultura rural e ecológica do concelho; e «Freezeoff», uma marca concebida pelos alunos do 9.º A do Agrupamento de Escolas Viseu Norte e vocacionada para comercializar um produto que permite derreter facilmente o gelo num copo, foram as três ideias de negócios vencedoras da primeira edição da Expo-Empresas Júnior| Escolas Empreendedoras da CIM Dão Lafões.

A Expo-Empresas Júnior, que decorreu no último sábado na Escola Secundária Alves Martins, em Viseu, no âmbito do projecto «Escolas Empreendedoras» da Comunidade Intermunicipal Dão Lafões, culmina o trabalho efectuado ao longo deste ano letivo pelos alunos das 22 turmas dos 14 municípios da Região, iniciado com a formação de professores na temática de empreendedorismo.

Na iniciativa, que segundo a CIM Dão Lafões, se assume como “um espaço de partilha e reflexão acerca das aprendizagens realizadas em ambiente escolar”, estiveram envolvidas 23 escolas e 400 alunos do terceiro ciclo do ensino básico. Cada uma das turmas teve a seu cargo a decoração e organização de um stand, onde os alunos apresentaram os trabalhos desenvolvidos e divulgaram a sua empresa à comunidade.

Ainda no âmbito do projecto «Escolas Empreendedoras», a CIM Dão Lafões tem já marcada para o próximo dia 25 deste mês de Maio, no Parque Aquilino Ribeiro em Viseu, a segunda edição da Feira do Empreendedorismo Júnior que, à semelhança da primeira, culmina também o trabalho efetuado ao longo do ano letivo pelos alunos das 17 turmas do segundo ciclo do ensino básico envolvidas neste projeto.

A final do Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócios da CIM Dão Lafões realiza-se a 7 de Junho, na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu, onde os alunos do ensino secundário e profissional vão apresentar um total de 130 projectos apurados nas respectivas finais municipais que arrancarem no dia 3 de Maio em Penalva do Castelo e se prolongam até 3 de Junho.

No ano lectivo 2011/2012, o projecto «Escolas Empreendedoras» envolveu cerca de 1.500 alunos e 89 professores de 38 escolas. Em 2012/2013 a adesão, segundo Carlos Marta, presidente da CIM Dão Lafões “tem sido excepcional”, como se conclui pelos cerca de 2.200 alunos e 120 professores envolvidos, em representação de 42 escolas.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.