Casa Mortuária no antigo quartel de bombeiros de Tondela

Maio 17, 2013 | Região

Adquirido pela Câmara Municipal de Tondela por 100 mil euros, o antigo e degradado quartel dos Bombeiros Voluntários de Tondela vai ser transformado em casa mortuária, um projecto que custará à Autarquia mais 200 mil euros. A utilização do futuro espaço é aberta a todas as confissões religiosas.

Realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal, a cerimónia de escritura pública de aquisição do imóvel, desactivado há mais de 20 anos, representa, segundo António Mano, presidente da direcção, um desfecho há muito perseguido pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Tondela, que não dispunha de meios financeiros para a sua recuperação.

“Com a aquisição e adaptação do imóvel em casa mortuária, estamos a materializar um equipamento há muito reclamado pelas populações de Tondela”, conclui Carlos Marta, presidente da Câmara Municipal, para quem o projecto de recuperação e requalificação “aproveitará, pelo seu valor histórico, apenas a fachada”.

Até agora os velórios têm decorrido na capela de Santa Eufémia, o único espaço disponível na cidade e sem as condições necessárias para esse fim. Carlos Marta sublinha, por isso, a proximidade do edifício com a Igreja Matriz, em pleno centro da cidade e, por isso, “o local adequado” para construir a casa mortuária.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.