Gabinete de apoio ao emigrante em Viseu

Maio 17, 2013 | Região

Em cerimónia presidida pelo secretário de estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, acaba de ser criado no Município de Viseu um Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE), o 93.º até agora protocolado no país com a Direcção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas. O novo serviço passará a funcionar no edifício da Rua João Mendes, junto dos gabinetes de Acção Social e de Inserção Profissional. Uma forma, justifica o presidente da Autarquia, Fernando Ruas, de “rentabilizar ainda mais três valências que se complementam”.

A criação do GAE em Viseu deixou “particularmente satisfeito” José Cesário, que homologou o protocolo de cooperação. Não só, e em primeiro lugar, porque se trata de um serviço com “um enorme potencial de desenvolvimento para este concelho”, mas também porque aconteceu na sua cidade, e numa altura em Fernando Ruas preside ainda à Câmara Municipal. “Para além de contribuírem para evitar situações de exploração dos nossos emigrantes, os GAE podem desempenhar também um papel importante na captação de investimentos para as regiões onde estão inseridos, e para a criação de oportunidades de negócio em todo o mundo, “aproveitando as potencialidades da diáspora”, conclui o governante.

Os Gabinetes de Apoio ao Emigrante estão habilitados para prestar apoio aos portugueses que estão emigrados, aos que já regressaram, e ainda aos que pretendem iniciar um processo migratório. Nomeadamente nas áreas da educação, investimentos, duplas tributações, pedidos de colocação no estrangeiro, informação e aconselhamento jurídico, e Segurança Social. Neste caso “ajudando-os mesmo a não desperdiçar milhares de euros em prestações sociais que não recebem por não saberem como solicitá-las”, acrescenta Cesário.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.