Os últimos resultados da avaliação realizada aos estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde, pela Entidade Reguladora de Saúde (ERS), revelam que entre as 12 áreas clínicas avaliadas, duas obtiveram nota máxima no Centro Hospitalar Tondela Viseu: o tratamento cirúrgico da fratura proximal do fémur, nos Serviços de Ortopedia, e os Cuidados Neonatais, em Pediatria. Na primeira foi avaliada a mortalidade intra-hospitalar associada aos doentes que se submeteram a cirurgias de correção de fraturas proximais do fémur, ajustadas às caraterísticas específicas de cada doente e, na segunda, a mortalidade, a ocorrência de infeções neo-natais e a amamentação.
De acordo com uma nota enviada à comunicação social, dos 12 parâmetros analisados no Hospital de São Teotónio, a qualidade clínica dos actos praticados nesta Unidade de Saúde “cumpre todos os parâmetros de qualidade exigidos”. Na área de Cardiologia foi avaliado o tratamento do enfarte agudo do miocárdio; as cirurgias de ambulatório na Unidade de Cirurgia de Ambulatório, na Cirurgia Geral; as cirurgias do Cólon na área de Cirurgia Vascular – cirurgia de revascularização arterial; Áreas de Cuidados Intensivos, Ginecologia (as histerectomias), Neurologia (acidentes vasculares cerebrais), Obstetrícia (partos e cuidados pré-natais), Ortopedia (artroplastias totais da anca e joelho e o tratamento cirúrgico da fratura proximal do fémur) e Pediatria (cuidados neo-natais e pneumologia).
Segundo a mesma nota, e já em relação à segurança dos doentes, instalações e conforto, focalização no utente, e grau de satisfação dos utentes, o Hospital de São Teotónio do CHTV “cumpre também com todos os parâmetros de qualidade exigidos”.
“Trata-se de mais uma avaliação que vem garantir a qualidade assistencial prestada aos utentes do Centro Hospitalar”, sublinha Ermida Rebelo, presidente do Conselho de Administração.