Escola Profissional de Tondela: 20 anos a formar e a educar

Maio 17, 2013 | Educação

A Escola Profissional de Tondela (EPT) assinalou, em sessão solene realizada no auditório da ACERT, presidida pelo secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, João Grancho, a passagem do seu 20º. aniversário.  A cerimónia, que marcou o arranque da semana comemorativa, ficou marcada pelo descerramento de uma placa e por uma homenagem aos antigos directores. A começar por Carlos Marta, “figura incontornável na história do estabelecimento de ensino enquanto primeiro e grande impulsionador do projecto”, passando por José António de Jesus, Felisberto Figueiredo, e João Carlos Figueiredo, cujas intervenções convergiram na necessidade de “devolver ao ensino profissional a importância que já deteve no passado”.

Miguel Rodrigues, actual director da EPT, fala de um percurso de 20 anos em que a “interpretação atenta e permanente” das necessidades do tecido produtivo e consequente caracterização dos perfis profissionais, transformaram a Escola numa “peça fundamental e decisiva” para o desenvolvimento e crescimento económico do concelho e da região. A estratégia, acrescenta o dirigente, passou sempre pela “cultura e rigor nos processos formativos, adaptalidade e mobilidade, e pelo constante ajustamento da oferta às reais necessidades do mercado”.

Depois do que viu e ouviu, o secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, João Grancho, ficou “sem dúvidas”: “estamos perante uma Escola Profissional de referência a nível regional e nacional, que honra o seu percurso de 20 anos. Não só pela qualidade de ensino que aqui continua a ser ministrado, como também pela identidade fortíssima que detém no panorama do ensino profissional, e pela articulação de esforços existente entre todos os seus actores: professores, funcionários, dirigentes e alunos”, confirmou o governante.

Com centenas de protocolos já celebrados com várias instituições e investimentos contínuos nas instalações e equipamentos, a EPT arrancou no primeiro ano de funcionamento com cerca de 40 alunos, contando hoje com 370, muitos deles oriundos de concelhos vizinhos. Ao todo, foram já certificados mais de 1.200.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.