Há um grupo económico tailandês, o RV CONNEX, interessado em instalar uma fábrica de drones no Aeródromo Gonçalves Lobato, em Viseu. Representantes da empresa foram recentemente recebidos na Câmara Municipal para, segundo o presidente, Fernando Ruas, analisarem “a possibilidade de instalação de uma fábrica de iniciativa tecnológica e industrial de ponta, no âmbito da economia de baixa altitude, um conceito que engloba uma rede de atividades que ocorrem no espaço aéreo até 1.000 metros acima do solo.
“Viseu é um dos locais que está a ser estudado pelo grupo tailandês, podendo estar mesmo no topo das hipóteses assinaladas, dadas as condições do Aeródromo Municipal Gonçalves Lobato”, adiantou aos jornalistas Fernando Ruas. Segundo o autarca, independentemente da escolha do local, o Aeródromo “poderá ser sempre utilizado para ensaios e nós estamos abertos para isso”. Fernando Ruas admite mesmo que a comitiva tailandesa “trazia Viseu na mira”, uma vez que o Aeródromo dispõe de “todas as características que pretendem”.
Para o presidente da Câmara Municipal de Viseu, trata-se de uma fabrica que representa a criação de muitos postos de trabalho, de nível superior, o que “poderá alavancar as instituições de saber”, especificou, para concluir que isso “é a parte mais importante”.