Nelas acolhe Prémio Nacional de Enoturismo 2025

Março 21, 2025 | Economia

Depois de Lisboa, do Alentejo e de Santarém, o Prémio Nacional do Enoturismo APENO/ Ageas Seguros 2025 terá como palco o concelho de Nelas, no coração da região do Dão. É já no próximo dia 30 de maio, a partir das 18h, que a Quinta do Castelo receberá a cerimónia que premeia os melhores projetos, empresas e profissionais que se destacaram no setor do enoturismo em 2024.

Com o main sponsor da Ageas Seguros, o Prémio Nacional do Enoturismo conta ainda com os patrocínios da Câmara Municipal de Nelas, da Entidade Regional Turismo do Centro de Portugal, da Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão, e ainda de reconhecidas empresas como o Grupo Amorim, Schott Zwiesel; Alug’Aqui, Gifts4Wine, Viagens Abreu e MCoutinho. Por último, conta ainda com o apoio institucional do Instituto da Vinha e do Vinho.

«Descentralizar e dar a conhecer o potencial de todas as regiões nacionais é, desde sempre, o grande objetivo da APENO. Desta vez, cabe à região do Dão acolher a festa que premeia o melhor do enoturismo nacional», afirma a Presidente da APENO, Maria João de Almeida.

Em nota de imprensa à comunicação social, o presidente da Câmara Municipal de Nelas, Joaquim Amaral, reconhece a importância, da realização de um evento desta relevância no seu concelho, onde o Enoturismo, “tem conquistado uma preponderância absoluta na nossa região”. O autarca sublinha, a propósito, que é neste concelho que desde há 34 anos decorre o certame mais antigo das feiras de vinho do país – a Feira do Vinho do Dão -, “a maior comemoração da cultura vinhateira da Região Demarcada do Dão e de Portugal”.

“É também neste concelho que acolhemos o CEVD – Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão, a maior instituição de investigação, pesquisa e transmissão de conhecimento a todos os produtores e enólogos do Dão. Este ano, juntamos à Feira o Prémio Nacional do Enoturismo, assinalando assim a devida importância que o enoturismo tem para o nosso concelho. Se Nelas é o coração dos vinhos do Dão, é agora também o coração do enoturismo nacional”, conclui Joaquim Amaral.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.